Você já reparou que pessoas com autoridade conseguem melhores resultados com menos esforço? Conseguir isso não é impossível, mas exige muita dedicação. Saiba como influenciar pessoas por meio de publicações.
A autoridade é uma das maiores alavancas do mundo. A gente tende a seguir as pessoas que têm autoridade.
Ter autoridade, em um contexto geral, significa que você tem a competência necessária – ou mais que necessária – para falar sobre um ou vários assuntos. É possível ter bastante autoridade em um campo e nenhuma em outro. Um médico provavelmente não tem como dar uma aula sobre a bolsa de valores, por exemplo.
Pessoas com autoridade atraem público, e isso acontece por conta da prova social. Se você é conhecido como um expert no seu campo, as pessoas interessadas na área ficarão de olho em você, e isso pode ser útil de uma maneira direta ou indireta.
Alguém que acompanha seu trabalho te indica para outra pessoa que está interessada no segmento.
Uma pessoa que está pesquisando sobre o tema se depara com o seu conteúdo e vê que muitas pessoas interagiram, seja por meio de comentários, curtidas, compartilhamentos, entre diversas formas de interação e avaliação que existem dentro e fora da internet.
“Se muitas pessoas gostam, é bom”. Em um nível básico, é assim que pensamos. E uma forma muito de boa de construir a prova social é com publicações.
Hoje, informação é ouro, e milhões de pessoas, todos os dias, pesquisam e consomem informação, em formato diversos, principalmente pela internet.
Antigamente, se você publicasse um livro, muitas pessoas se surpreendiam. Uma vez um amigo me contou a história de um homem, que por ter escrito um livro, fazia uso de sua obra para aumentar sua prova social em segundos.
Ao chegar em um balcão do aeroporto, para fazer check-in, ele deixava seu livro à mostra, na bancada, em uma posição que a pessoa que o atendia pudesse ver que ele era o autor. Acredite: esse homem ganhou alguns upgrades em suas passagens aéreas por conta disso. Mas o que é preciso fazer para conseguir publicar e aprender como influenciar pessoas?
Hoje, por conta de várias ferramentas que a tecnologia nos disponibiliza, ninguém está mais ligado às diversas burocracias da publicação, como o trabalho de negociação com uma editora. Você pode publicar conteúdo da maneira que quiser: vídeo, áudio, texto e imagem. E isso é bom e ruim. Afinal, todos têm as mesmas oportunidades e ser destaque é mais complicado, já que sua concorrência é maior
No entanto, se você tiver comprometimento, é muito provável que consiga o tão sonhado destaque. O primeiro passo a ser seguido é a relevância da informação.
Todo mundo sabe que é preciso produzir conteúdos de qualidade, mas muitos se esquecem de pensar na relevância que a informação tem para a audiência. Não é à toa que peço que os espectadores cliquem no botão gostei ou não gostei.
Faço isso para saber se está seguindo o caminho certo, para saber se a informação é relevante para meu público. O seu conteúdo pode ser bom, mas se não for útil para quem consome, essa pessoa, com o tempo, vai deixar de te acompanhar. Mas isso não é tudo. Não adianta ser relevante com qualidade se você não tiver presença.
Não seja aquela pessoa que só aparece para pedir favores. O mesmo conceito de construção de relacionamento com listas é aplicado aqui. Criar um conteúdo por ano, mesmo que seja o “senhor conteúdo”, não surtirá tanto efeito.
Estabeleça uma frequência para suas publicações. Se possível, pelo menos uma por semana. Quanto mais, melhor, desde que isso não altere a qualidade e relevância de seus conteúdos.
A publicação é somente uma das formas. Métodos como a Fórmula de Lançamento também geram autoridade, mas por enquanto é necessário que você mantenha o foco na criação de autoridade por conteúdo, algo que nem sempre é bem explorado pela maioria das pessoas.
Gostou de saber como influenciar pessoas? Não esqueça de um passo muito importante: continue sendo expert no seu ramo. Estude sempre, execute e esteja atualizado. Pequenos deslizes podem colocar a sua autoridade em jogo.
A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...
Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...
Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...