Saber como começar um texto pode ser decisivo para que o seu conteúdo seja lido ou não. Um bom primeiro parágrafo é capaz de atrair a atenção do leitor e fazer com que ele se interesse pelo artigo.
Independentemente de qual seja o seu objetivo ao criar um conteúdo, é muito importante começá-lo bem. Quer saber mais? Neste artigo você verá:
• o que é um parágrafo irresistível?;
• por que começar o texto com um parágrafo poderoso?;
• como começar um texto?
Você com certeza já passou — ou vai passar — por essa situação. Imagine que está escrevendo um artigo realmente bom para o seu site. Você pesquisou muito, verificou quais são as dores ou problemas do seu público e fez um texto útil, com dicas fáceis de aplicar e que funcionam.
Além disso, você também criou um título irresistível e poderoso, que simplesmente não pode ser ignorado, e usou imagens incríveis. É o artigo perfeito, certo?
Mas, nesse momento, você para e observa um detalhe tão importante quanto os anteriores: a abertura do texto. Essa questão é muito comum, é a famosa dúvida de como começar um texto bem.
Afinal, de nada adianta que todo o conteúdo seja interessante, se o primeiro parágrafo não prender a atenção do leitor. Nessa situação, dificilmente, ele vai ler todo o conteúdo — e o seu esforço terá sido em vão.
Um parágrafo irresistível é aquele que instiga, traz questionamento, dados e toca na dor do leitor. Assim que o lê, o seu público percebe que precisa continuar o texto para obter mais informações ou respostas para as dúvidas que têm.
Todo o conteúdo deve ser poderoso, inclusive o começo do texto. Muitas pessoas deixam de se atentar a esse ponto e, por isso, nem tudo é lido até o fim.
Considerando que atualmente as pessoas estão mais dispersas, fisgar o interesse do leitor é fundamental. Confira os principais motivos para aprender como começar o texto e fazer uma boa abertura:
• aumenta as chances de ter o conteúdo lido;
• aproxima-se do leitor;
• pode fidelizar o público;
• informa mais.
A situação narrada pode acontecer até mesmo com quem já tem muita prática. Todo mundo sabe que a batalha para conquistar a atenção do usuário não é fácil. Às vezes fazer com que ele leia o artigo até o final pode parecer uma missão impossível.
Tudo parece ainda pior quando o seu nicho é muito disputado ou quando o assunto é comum e já foi abordado por diversos outros blogs. Nesse caso, até parece que não há mais nenhuma maneira diferente de abordar o tema.
Entretanto, todo esse cenário pode ser alterado se você souber como começar um texto de maneira cativante. A boa notícia é que essa tarefa não é nada impossível: para criar o primeiro parágrafo ideal, basta seguir três simples passos.
Uma boa maneira de começar um texto é mostrando que você sabe exatamente quais são os obstáculos que o seu leitor está enfrentando. De preferência, fazendo perguntas.
Sabe quando você lê um texto e, mesmo sem querer, percebe que está balançando a cabeça positivamente, concordando ou respondendo a uma pergunta do artigo? É exatamente isso.
Quando essa situação acontece, é praticamente inevitável continuar lendo. Isso porque o leitor tem a sensação de que o artigo foi escrito especialmente para ele. Você pode estimular isso usando várias vezes as palavras “você” e “seu/sua”.
Vale destacar que essa dica só funciona se você souber exatamente quais são as dúvidas do seu leitor e puder oferecer soluções específicas para resolver os problemas dele. Por isso é importante ter uma linha editorial bem definida.
Imagine que o seu artigo é o caminho que levará do ponto onde ele está (o problema) ao ponto aonde ele deseja chegar (a resolução do problema). Com tantos outros conteúdos disponíveis, ele só irá continuar lendo o seu se tiver certeza de que obterá algum benefício dele.
Já vimos quais são dois dos principais passos sobre como começar um texto bem, mas ainda há um terceiro ponto a ser analisado. Você provavelmente vai falar que um problema é grande demais para ser compreendido e solucionado apenas com um artigo.
Assim, o usuário pensará que é bom demais para ser verdade e ficará com um pé atrás. Levando em consideração isso e o fato de que todos nós adoramos uma solução simples e objetiva, você deve garantir ao leitor que irá oferecer uma dica, segredo ou fórmula simples.
Mas, claro, você não pode entregar tudo de bandeja no primeiro parágrafo — essas informações precisam estar distribuídas ao longo do texto.
Para se destacar e garantir a atenção do leitor, você precisa fazer um primeiro parágrafo tão bom que ele sinta que precisa ler seu artigo até o final. Para isso, é indispensável saber quais são as dúvidas, dores e problemas do seu leitor e ter uma linha editorial alinhada com essas questões.
Experimente utilizar essa sequência na abertura dos seus próximos artigos! Com certeza você vai conseguir atrair e manter a atenção dos visitantes do seu site.
Gostou das dicas? Então continue acompanhando a Ignição Digital para se manter informado sobre o mercado!
Você quer saber qual a taxa de conversão ideal para as suas ações de marketing e SEO? Confira mais sobre...
O título é uma das partes mais importantes da otimização em seu blog. Confira como criar título otimizados neste artigo...
Sabia que é possível excluir uma URL dos resultados de buscas temporariamente ou permanentemente? Confira aqui todos os detalhes de...