E se você soubesse que há uma receita para ser popular na internet, o que faria? Com certeza você quer saber como fazer seu site aparecer no google.
Não importa se você é uma pessoa que quer ficar famosa com blogs ou um empresário que quer aumentar a popularidade da sua marca.
Os conceitos para ser um destaque na internet são os mesmos utilizados fora do mundo digital, mas nem todas as pessoas percebem isso. Quer saber quais são esses conceitos a lógica aplicada em cada um deles? Pois confira os assuntos abordados.
Neste artigo você saberá:
O que é um Social Object (Objeto Social) no mundo do marketing
Qual a sua importância
É preciso se tornar um objeto social
Organizando sua presença online
Como ter um bom posicionamento no Google: por que usar o Google Autorship
1- O que é um Objeto social?
Basicamente, um objeto social é tudo aquilo que pode ser definido como um tópico que promove uma interação.
Uma vez por mês, você e seu amigo João costumam sair para pescar. A pescaria é o objeto social.
Se você, ao entrar em um bar, vê alguém com uma camisa escrita “Eu amo empreendedorismo” e logo inicia uma conversa com essa pessoa por conta da roupa, empreendedorismo é o objeto social.
Qual a importância de um objeto social?
Todo mundo, em vários momentos da vida, já passou por alguma situação de silêncio constrangedor, um momento que pode acontecer por vários motivos.
Um deles – e provavelmente o mais comum – é a falta de assunto.
Você está com outra pessoa em uma sala. Os dois podem ser da mesma faixa etária e nacionalidade, mas como seus gostos são completamente diferentes a interação não ocorre.
Basta que você se lembre de como os grupinhos eram formados no colégio, faculdade ou até mesmo em empresas de médio e grande porte. O ser humano sempre se organiza em grupos, e esses grupos definem quais assuntos serão amplamente comentados, curtidos e compartilhados.
E qual é a importância disso para o seu negócio? Bem, se ele não for um objeto social… Você não será comentado. Você não será curtido. Você não será compartilhado.
É preciso se tornar um objeto social
O objeto social é algo memorável e que pode ser utilizado pela mídia como gerador de interação.
Nem sempre o objeto social é algo considerado “útil”. Um bom exemplo de objetos sociais “sem utilidade” são os conteúdos virais publicados por páginas de humor. Fotos ou gifs engraçados de animais engajam bastante, mas não agregam valor algum.
No caso dos empreendedores, é preciso que o objeto social seja relevante para o público, já que sua audiência é um canal…
A audiência escolhe a programação
Não sei se você já assinou ou assina canais de TV fechada, mas na década de 1990, se você quisesse saber o que ia passar em algum canal, era preciso esperar que a empresa lhe enviasse uma revista com toda a programação mensal.
Depois de um tempo a tecnologia nos permitiu fazer a mesma coisa de uma forma mais ágil. Você só precisa pressionar alguns botões do controle remoto. Mesmo que esse formato ainda exista, as coisas mudaram, e nós temos várias opções.
O streaming está aí. Séries inteiras podem ser acessadas quando você quiser. Além disso, as emissoras não são mais as únicas produtoras de conteúdo.
Os canais do Youtube e de diversos outros sites de vídeo são a prova de que temos conteúdo de sobra para que a audiência escolha livremente o que ela quer consumir.
Vale lembrar que o mesmo é válido para conteúdos de todos os formatos, como áudio, imagem e texto.
E com tantas opções, por que a audiência escolheria logo o seu conteúdo? Porque você é referência no assunto.
Organizando sua presença online
Uma empresa é apenas uma marca. A partir do momento que aquela marca passa a distribuir conteúdo memorável, ela se torna conhecida como “a marca que sempre tem bons tópicos”.
Depois disso, é necessário o estabelecimento de uma plataforma para a distribuição desses conteúdos.
Nos EUA, esse conceito é dividido da seguinte forma:
Brand
A marca em questão. Sozinha ela é só uma marca.
Personal Media Brand
Uma ou mais pessoas da organização é responsável pela constante produção de bons conteúdos, que terão o nome do autor como um selo de qualidade.
Digital Media Brand
É a plataforma conhecida por agrupar e organizar todos esses conteúdos.
Os conteúdos estão presentes em alguns canais, como o Youtube, e são agrupados neste site.
2- Como ter um bom posicionamento no Google
Rae Hoffman, profissional conhecida no segmento de marketing digital nos EUA, disse:
O Google não quer tornar os sites/blogs populares. Ele quer ranquear sites/blogs populares.
Com isso, podemos concluir uma coisa: o objetivo do Google não é te ajudar a crescer. Ele reconhece o seu crescimento e a sua relevância.
Ele mede isso de diversas formas: o número de páginas do seu site, a data de criação, a quantidade de links que apontam para o seu site… tudo isso importa.
Mas não se preocupe, temos vários artigos sobre Tráfego Orgânico para tirar suas dúvidas.
Confira com mais detalhes Como o Google Funciona.
Uma boa forma de conquistar relevância no Google é utilizando o Google Authorship
O que é o Google Authorship?
Uma pessoa famosa, que aparece bastante na TV e no cinema, é sempre reconhecida por conta do seu rosto. Um rosto conhecido nos passa uma sensação de familiaridade, e isso pode gerar confiança.
Essa é a ideia do Google Authorship, que vincula o seu perfil do Google + aos conteúdos que você escreve em um site. Ou seja, sempre que a pessoa encontrar o seu conteúdo na SERP do Google (página de resultados), sua foto estará lá.
Se você é uma pessoa já conhecida fora do mundo digital, sua popularidade do off-line será passada para o online através de sua imagem.
Tudo bem, seu nome já está lá, mas quem nunca ouviu aquele ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”? Mas isso não é tudo, o Google Authorship possui outras vantagens…
Google Authorship e o SEO
Por estar conectado ao seu perfil do Google +, o Author Rank consegue comparar a relevância do autor na internet.
Poucas pessoas utilizam esse recurso e, adotá-lo agora, pode ser uma grande vantagem para a distribuição dos seus conteúdos no futuro.
Google Authorship e os 7 passos do Personal Media Brand
Falamos anteriormente da importância do Personal Media Brand para a criação do objeto social para sua empresa.
Como você deve ter percebido, o Google Authorship se encaixa perfeitamente nesse conceito. Como Bônus, segue uma lista com 7 passos que você deve seguir para conseguir otimizar esse recurso ao máximo:
1- Saiba quais são os assuntos que a sua audiência gosta e descubra de que forma elas interagem com eles.
2- Crie bons conteúdos baseados nos assuntos encontrados e utilize a mesma linguagem que a sua audiência.
3- Divulgue o conteúdo. Como autor, faça isso não só na página da empresa, mas na sua página, pois o conteúdo carrega o seu nome.
4- Aumente a autoridade do seu site (você pode ver como fazer isso nos nossos conteúdos de tráfego orgânico)
5- Construa uma presença forte nas redes sociais (pode ter certeza que o Google + será fundamental)
6- Consiga o apoio de outros sites com autoridade e faça com que eles apontem para sua home.
7- Construa boas relações no mundo off-line, principalmente com as pessoas da sua área de atuação (Erico Rocha fala sobre isso no artigo: Por que é crucial empreender ao vivo)
Recapitulando
Vimos que o planejamento e a organização do seu conteúdo online irão lhe ajudar a ganhar destaque na sua área de atuação. Os tópicos analisados foram:
O que é o objeto social e qual a sua importância
É preciso se tornar um objeto social
Organizando sua presença online
Como ter um bom posicionamento no Google: por que usar o Google Authorship
Google Authorship e os 7 passos do Personal Media Brand
Não esqueça: presença é importante, mas faça questão de ser lembrado de forma positiva.
Erico, vc é fera! Muito Obrigado.
não conhecia a respeito do Google Authorship. obrigado pela dica