Você já deve ter se perguntado quais são as melhores estratégias de e-mail marketing e qual delas se aplica melhor ao seu negócio.
Neste artigo, você vai aprender:
O objetivo do e-mail marketing
As duas principais estratégias de e-mail marketing
Como escolher uma estratégia
Imagine que você está no seu restaurante preferido e que passou a semana inteira esperando para degustar determinado prato.
Quando ele finalmente chega, você experimenta o primeiro e o segundo pedaço, e é simplesmente irresistível. Mas, quando você está prestes a pegar o terceiro pedaço, o garçom retira o seu prato.
Provavelmente indignado, você descobre que precisa se levantar e ir para outro ambiente se quiser continuar a sua refeição.
Parece chato? Bom, é assim que muitas pessoas se sentem quando recebem uma newsletter.
Lá estão elas, super empolgadas com um assunto que é extremamente relevante para elas e, de repente, descobrem que não podem continuar lendo a menos que cliquem em um link e abram um determinado site.
Será que essa estratégia é boa ou apenas uma grande inconveniência para seu público?
Confira também Por que você deve criar uma lista de e-mail (saiba de uma vez por todas)
Qual é o objetivo do e-mail marketing? Criar engajamento. E isso pode ser feito de duas maneiras diferentes:
Entendendo melhor como cada uma dessas estratégias funciona, você terá mais facilidade para analisar qual se adequa melhor às suas necessidades e, quem sabe, descobrir que é possível utilizar as duas.
Nesse método, o conteúdo enviado encontra-se inteiramente disponível no e-mail, sem necessidade de acessar um site.
Voltando à metáfora do restaurante, é como se você pudesse apreciar toda a sua refeição antes de o prato ser retirado da sua mesa.
Mas há um detalhe importante: essa é apenas uma parte do engajamento.
Uma vez que tenha terminado sua refeição, alguém irá lhe oferecer uma sobremesa. Agora, sim, é que você precisará ir para outro ambiente.
Trazendo isso para o e-mail marketing, a sobremesa pode ser outro conteúdo ou mesmo produtos, como e-books e cursos.
Resumindo, o engajamento acontece da seguinte maneira: quando a refeição/conteúdo termina, você pode criar engajamento direcionando o público para seu site.
Para fazer com que essa estratégia funcione, você precisa engajar criando uma “provocação”.
É necessário prender a atenção do cliente com um título e alguns parágrafos realmente bons. Assim, você deixa o leitor curioso o suficiente para clicar no link do seu site.
Essa é uma maneira muito comum de criar engajamento, já que muitas pessoas têm como objetivo atrair visitantes para seu site, fazer com que elas leiam os artigos e/ou assistam aos vídeos e, por fim, deixem um comentário.
Nesse caso, estamos falando de muito engajamento. E, para conseguir isso, o melhor caminho é deixar o público extremamente curioso, de maneira que seja praticamente impossível não clicar no link.
Trata-se, então, de enviar nada além de uma pequena amostra. Para “degustar” o prato completo, deve-se mudar de ambiente.
A boa notícia é que não existe uma única maneira correta de criar engajamento, e as duas estratégias de e-mail marketing funcionam muito bem.
Você pode dar uma amostra do conteúdo e direcionar o público para o site onde quer que eles se engajem.
Ou então, pode disponibilizar o artigo completo no e-mail e, no final, oferecer a “sobremesa” – o produto, serviço ou curso que você está vendendo.
O importante é que você direcione as pessoas para um lugar no qual possam interagir. Afinal, o principal objetivo de uma newsletter é criar engajamento.
Neste artigo, você viu:
Por que é importante fazer e-mail marketing
As estratégias mais utilizadas
Como escolher a estratégia adequada
Seja em um restaurante ou no seu site, as pessoas não só querem, como estão dispostas a pagar por uma boa refeição ou produto.
Lembre-se: você pode oferecer o conteúdo completo, só uma amostra ou alternar as duas estratégias. Só não pode ficar sem engajamento.
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