Para ter sucesso no marketing digital, o primeiro passo é construir autoridade e se tornar conhecido. Para quem está nessa situação, saber como influenciar pessoas compartilhando conteúdo no site e redes sociais da empresa é mais do que essencial.
De acordo com uma pesquisa da MindMiners, 92% dos Millennials (geração que nasceu após o início da década de 1980 até o fim de 90) já fizeram compras pelo e-commerce. Isso só demonstra que cada vez mais a atenção dos clientes será disputada. Por essa razão, neste artigo falaremos sobre:
Antes de saber como persuadir e influenciar pessoas, é importante entender o que exatamente é influenciar. Seguindo o dicionário do Google, influenciar significa “exercer uma ação psicológica, uma ascendência sobre (alguém ou algo) ou deixar subjugar-se por esta ação”.
Ou seja, influenciar é, basicamente, fazer com que alguém passe a considerar uma sugestão sua e até mesmo convencer alguém 100% a fazer algo. Essa é uma técnica fundamental em ações de marketing e publicidade de empresas, afinal, convencer seu público-alvo de que seu negócio é referência no ramo é o grande passo para o lucro.
A influência digital, assim como tudo na internet, é baseada no mundo físico, mas não totalmente, afinal, adaptações de linguagens e abordagens precisam ser feitas. No entanto, entender os pilares da comunicação cujo objetivo é influenciar pessoas no olho a olho é bastante útil.
Segundo uma pesquisa de programação neurolinguística da Universidade da Califórnia, somente 7% da comunicação entre pessoas acontece pelas palavras. 38% é pelo tom da voz, enquanto que postura e expressões correspondem a 55%.
O que podemos tirar dessas informações? Que, na hora influenciar pessoas, a maneira com que falamos algo é muito mais importante do que o conteúdo em si.
Apesar da influência de pessoas ser uma tática importante para ser aplicada no mundo “real” ou físico, não podemos negar que a influência exercida na internet está cada vez mais importante, principalmente para empresas de todos os tamanhos. É o que falamos aqui no blog com frequência: o marketing digital.
É por meio de muitas das ações que fazem parte do marketing digital que o seu negócio terá a oportunidade de influenciar seu público-alvo. Se você quer saber como influenciar pessoas na internet pelo site e redes sociais do seu negócio, veja as dicas a seguir.
Se você costuma tratar sua audiência como um grupo de pessoas que podem ser facilmente manipuladas, saiba que não é assim que você saberá como influenciar pessoas na internet.
É preciso dar à sua audiência a importância que ela, de fato, merece. Quer demonstrar que valoriza seu público? Então, crie títulos que entregam o que prometem.
Títulos sensacionalistas são uma excelente maneira de afastar de vez os visitantes do seu site. Então, resista à tentação da propaganda enganosa.
Todos nós gostamos de levar os créditos por algo que fizemos da maneira correta, seja um trabalho importante ou apenas uma piada.
O reconhecimento também é importante no meio online. Se você está reproduzindo uma história, passando uma imagem adiante ou qualquer coisa do tipo, não se esqueça de dizer a quem aquilo pertence.
Não se trata apenas de etiqueta, mas também de uma maneira de lisonjear os colegas que apreciam atrair as atenções.
Sejamos sinceros: os tempos estão cada vez mais difíceis para todos. Nessas horas, encontrar um jeito de compartilhar a esperança com o seu público irá gerar uma ótima impressão de você.
Claro, você não precisa escrever um livro de autoajuda. Mas procure formas de acrescentar bom humor ao seu conteúdo, transmitindo alegria e positividade ao público, mesmo que sutilmente.
Acredite: fazendo isso, sua audiência irá se lembrar de você com muito carinho.
A maioria das pessoas que você vai conhecer está procurando por simpatia e compreensão. Se você é capaz de dar isso a elas, não tenha dúvidas: você terá uma audiência fiel.
Desastres e tragédias acontecem, você não pode evitá-las. Mas pode demonstrar atenção e respeito pelas questões que impactam o seu público.
Não importa o tipo de problema, o importante é que você deixe claro para os seus visitantes que se importa (e, claro, fazer isso da maneira mais sincera possível).
Você com certeza gosta de se sentir importante — seus clientes também! Para engajar o público, é essencial produzir excelentes conteúdos, mas há uma maneira de ir além e incentivar ainda mais o envolvimento dele. A dica é procurar oportunidades para reconhecer a contribuição dos visitantes e encorajar sua participação.
Por exemplo: ao final de um conteúdo, experimente perguntar aos leitores se eles gostariam de falar algo sobre o assunto, respondendo ao máximo de comentários possível. E, quando alguém comentar algo realmente interessante, reconheça a opinião dessa pessoa.
Essa dica vale principalmente para empreendedores que representam a empresa na internet. Ou seja, para quem é o “garoto propaganda” do próprio negócio.
O conselho pode parecer bobo, mas é verdadeiro: na hora de fazer amigos (ou conquistar uma audiência), o melhor é ser você mesmo.
Talvez você demore um pouco, mas o processo de dedicação, trabalho duro e autoconhecimento é o caminho mais indicado para chegar à “persona” única e que melhor lhe representa.
Precisa de uma ajudinha para começar? Experimente contribuir com algo novo para os assuntos de que você fala a partir do seu próprio ponto de vista e experiência.
Dois atributos que você precisa ter para cultivar uma imagem online positiva são caráter e autocontrole. Se você observar bem, verá que bons comunicadores têm grande influência sobre a opinião e o comportamento do seu público.
Para quem quer se tornar um exemplo, o segredo é assumir um tom ponderado e estar consciente de como os seus visitantes interagem nos comentários.
Se as pessoas estão sempre lendo suas publicações é porque você tem inteligência e sabe como influenciar pessoas compartilhando conteúdo. Apesar da confiança ser fundamental, a verdade é que você irá muito mais longe se for modesto.
Por exemplo: no lugar de criticar os erros dos outros, fale dos erros que você mesmo cometeu. A ideia de que ninguém é perfeito atrai muitas pessoas.
Você prefere apenas escutar alguém falando sobre determinado assunto ou ouvir uma estória? A segunda opção é a preferida da maioria das pessoas.
Para deixar o seu conteúdo mais interessante, estruture-o como uma história. Pinte uma imagem viva, que o público possa sentir, ver ou experimentar. Se quiser ir além, tente contar a história de alguém mais interessante que você e com quem seus leitores possam se identificar.
Agora que você já sabe do poder da influência e também como influenciar pessoas na internet, confira outros artigos do blog Ignição Digital com dicas e insights para você que quer ver seu negócio deslanchar!
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