Você investiu um tempo enorme na produção de um conteúdo e, depois de publicá-lo, não teve nenhuma reação do público? Nem mesmo um comentário?
Não se preocupe: essa situação acontece com várias pessoas, e resolvê-la pode ser mais simples do que parece.
Nesse artigo, você vai aprender:
Por que alguns conteúdos não são lidos
Como o público lê um texto na web
5 dicas para fazer o seu conteúdo ser lido
Imagine que você passou horas criando um conteúdo. Você procurou as melhores palavras, construiu frases instigantes e colocou um título matador.
Com tudo pronto, você clica em “Publicar” e espera.
O que acontece? Nada.
Não há nenhum comentário, e ninguém compartilha seu conteúdo nas redes sociais.
Você se pergunta: será que eu escrevo tão mal assim? Provavelmente não.
Na maioria dos casos, não se trata de precisar passar mais tempo aperfeiçoando suas habilidades.
Na verdade, a solução pode ser justamente escrever um pouco menos e mudar o estilo do seu texto para que ele seja lido com mais facilidade.
Confira também Como fazer seu conteúdo ser encontrado em 3 passos
Isso pode não agradar a todos, mas a verdade é que, para escrever na web, você precisa deixar de lado algumas coisas que aprendeu nas aulas de redação.
O primeiro passo é aceitar que as pessoas costumam “escanear” as páginas, e não ler prestando atenção a todos os detalhes.
Por exemplo: se você pretende falar de uma assunto mais complexo, que tal fazer uma série de posts? Além de ficar mais fácil para o público digerir o assunto, ele continuará voltando para ler mais.
Outra dica boa é estruturar os seus parágrafos usando a pirâmide invertida. Essa técnica veio do jornalismo e consiste em falar logo o que é mais importante (nesse caso, sua conclusão) e depois passar para os detalhes. Assim, o leitor pode decidir por conta própria se quer ou não se aprofundar no assunto.
Feito isso, você só precisa aplicar algumas dicas na estrutura do texto para facilitar a leitura. Dessa maneira, você transformará seu conteúdo de uma grande massa de letras em algo que engaja e atrai a atenção do leitor.
Basta seguir essas 5 dicas:
Você já experimentou escrever primeiro o título e os subtítulos do seu conteúdo?
Um bom título significa uma boa promessa e é essencial para atrair a atenção do público.
Os subtítulos, por sua vez, mantém os leitores engajados e os incentivam a continuar a leitura até o fim.
O segredo, então, é fazer subtítulos intrigantes e, ao mesmo tempo, informativos.
Quer saber se está no caminho certo? Tente ver o que o leitor entenderá se ler apenas os subtítulos. Eles formam uma história envolvente? Mostram a essência do seu conteúdo?
Quer ver como funcionam?
Se você já produziu uma boa quantidade de conteúdos e sabe quais são os principais, procure colocar links para eles nos outros conteúdos.
Isso faz com que as pessoas permaneçam no seu site e leiam os seus melhores artigos.
Dependendo da estratégia utilizada, você também pode fazer linkagens externas. Nesse caso, você estará demonstrando que pesquisou sobre o assunto e viu a opinião de outros experts.
Sejam internos ou externos, os links aumentam a compreensão do público e agregam valor ao seu conteúdo.
Você acha que aqueles conteúdos com listas numeradas estão com os dias contados? Então, é melhor pensar duas vezes.
Se você der uma olhada nos conteúdos mais lidos dos sites que você acessa, provavelmente encontrará vários conteúdos que se utilizam dos números para atrair a atenção – e funciona!
Não quer fazer uma lista? Experimente apenas numerar os pontos principais do seu conteúdo. Fará toda a diferença.
Enfatize conceitos importantes utilizando negrito. Quando o leitor escanear seu conteúdo, ele conseguirá ver as informações mais importantes só com uma olhada.
Mas atenção: não destaque tudo. Isso acaba fazendo o mesmo efeito de não destacar nada. Procure enfatizar apenas as palavras ou expressões que realmente merecem destaque.
Você viu:
Por que escrever para a web é diferente
O público escaneia o texto e evita detalhes
O que fazer para tornar a leitura mais fácil
Uma vez que você aplique essas dicas ao seu conteúdo, a leitura será mais fácil, e o seu site receberá cada vez visitantes, se transformando em uma poderosa ferramenta de marketing.
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