Você investiu um tempo enorme na produção de um conteúdo e, depois de publicá-lo, não teve nenhuma reação do público? Nem mesmo um comentário?
Não se preocupe: essa situação acontece com várias pessoas, e resolvê-la pode ser mais simples do que parece.
Nesse artigo, você vai aprender:
Por que alguns conteúdos não são lidos
Como o público lê um texto na web
5 dicas para fazer o seu conteúdo ser lido
O problema é comigo?
Imagine que você passou horas criando um conteúdo. Você procurou as melhores palavras, construiu frases instigantes e colocou um título matador.
Com tudo pronto, você clica em “Publicar” e espera.
O que acontece? Nada.
Não há nenhum comentário, e ninguém compartilha seu conteúdo nas redes sociais.
Você se pergunta: será que eu escrevo tão mal assim? Provavelmente não.
Na maioria dos casos, não se trata de precisar passar mais tempo aperfeiçoando suas habilidades.
Na verdade, a solução pode ser justamente escrever um pouco menos e mudar o estilo do seu texto para que ele seja lido com mais facilidade.
Confira também Como fazer seu conteúdo ser encontrado em 3 passos
Faça um conteúdo ágil!
Isso pode não agradar a todos, mas a verdade é que, para escrever na web, você precisa deixar de lado algumas coisas que aprendeu nas aulas de redação.
O primeiro passo é aceitar que as pessoas costumam “escanear” as páginas, e não ler prestando atenção a todos os detalhes.
Por exemplo: se você pretende falar de uma assunto mais complexo, que tal fazer uma série de posts? Além de ficar mais fácil para o público digerir o assunto, ele continuará voltando para ler mais.
Outra dica boa é estruturar os seus parágrafos usando a pirâmide invertida. Essa técnica veio do jornalismo e consiste em falar logo o que é mais importante (nesse caso, sua conclusão) e depois passar para os detalhes. Assim, o leitor pode decidir por conta própria se quer ou não se aprofundar no assunto.
Feito isso, você só precisa aplicar algumas dicas na estrutura do texto para facilitar a leitura. Dessa maneira, você transformará seu conteúdo de uma grande massa de letras em algo que engaja e atrai a atenção do leitor.
Basta seguir essas 5 dicas:
1. Use subtítulos envolventes
Você já experimentou escrever primeiro o título e os subtítulos do seu conteúdo?
Um bom título significa uma boa promessa e é essencial para atrair a atenção do público.
Os subtítulos, por sua vez, mantém os leitores engajados e os incentivam a continuar a leitura até o fim.
O segredo, então, é fazer subtítulos intrigantes e, ao mesmo tempo, informativos.
Quer saber se está no caminho certo? Tente ver o que o leitor entenderá se ler apenas os subtítulos. Eles formam uma história envolvente? Mostram a essência do seu conteúdo?
2. Faça listas em tópicos
Quer ver como funcionam?
- Listas são irresistíveis para os leitores
- São uma maneira mais fácil de apresentar múltiplos pontos
- Por serem diferentes do resto do texto, dão uma espécie de “descanso visual” para o leitor
3. Use links relevantes
Se você já produziu uma boa quantidade de conteúdos e sabe quais são os principais, procure colocar links para eles nos outros conteúdos.
Isso faz com que as pessoas permaneçam no seu site e leiam os seus melhores artigos.
Dependendo da estratégia utilizada, você também pode fazer linkagens externas. Nesse caso, você estará demonstrando que pesquisou sobre o assunto e viu a opinião de outros experts.
Sejam internos ou externos, os links aumentam a compreensão do público e agregam valor ao seu conteúdo.
4. Não subestime os números
Você acha que aqueles conteúdos com listas numeradas estão com os dias contados? Então, é melhor pensar duas vezes.
Se você der uma olhada nos conteúdos mais lidos dos sites que você acessa, provavelmente encontrará vários conteúdos que se utilizam dos números para atrair a atenção – e funciona!
Não quer fazer uma lista? Experimente apenas numerar os pontos principais do seu conteúdo. Fará toda a diferença.
5. Use formatação estratégica
Enfatize conceitos importantes utilizando negrito. Quando o leitor escanear seu conteúdo, ele conseguirá ver as informações mais importantes só com uma olhada.
Mas atenção: não destaque tudo. Isso acaba fazendo o mesmo efeito de não destacar nada. Procure enfatizar apenas as palavras ou expressões que realmente merecem destaque.
Recapitulando
Você viu:
Por que escrever para a web é diferente
O público escaneia o texto e evita detalhes
O que fazer para tornar a leitura mais fácil
Uma vez que você aplique essas dicas ao seu conteúdo, a leitura será mais fácil, e o seu site receberá cada vez visitantes, se transformando em uma poderosa ferramenta de marketing.
Olá Natanael…
Essas dicas são o que eu estava procurando para colocar em pratica.
Obrigado por compartilhar.
Parabéns!
Olá Natanael,
Dicas simples mas que realmente trazem resultados muito interessantes, eu mesmo já apliquei algumas dessas em meu blog.