Marketing Digital

5 dicas simples para fazer o seu conteúdo ser lido

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Você investiu um tempo enorme na produção de um conteúdo e, depois de publicá-lo, não teve nenhuma reação do público? Nem mesmo um comentário?

Não se preocupe: essa situação acontece com várias pessoas, e resolvê-la pode ser mais simples do que parece.

Nesse artigo, você vai aprender:

Por que alguns conteúdos não são lidos

Como o público lê um texto na web

5 dicas para fazer o seu conteúdo ser lido

Fórmula de Lançamento Ignição Digital

O problema é comigo?

problema-comigo

 

Imagine que você passou horas criando um conteúdo. Você procurou as melhores palavras, construiu frases instigantes e colocou um título matador.

Com tudo pronto, você clica em “Publicar” e espera.

O que acontece? Nada.

Não há nenhum comentário, e ninguém compartilha seu conteúdo nas redes sociais.

Você se pergunta: será que eu escrevo tão mal assim? Provavelmente não.

Na maioria dos casos, não se trata de precisar passar mais tempo aperfeiçoando suas habilidades.

Na verdade, a solução pode ser justamente escrever um pouco menos e mudar o estilo do seu texto para que ele seja lido com mais facilidade.

Confira também Como fazer seu conteúdo ser encontrado em 3 passos

 

Faça um conteúdo ágil!

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Isso pode não agradar a todos, mas a verdade é que, para escrever na web, você precisa deixar de lado algumas coisas que aprendeu nas aulas de redação.

O primeiro passo é aceitar que as pessoas costumam “escanear” as páginas, e não ler prestando atenção a todos os detalhes.

Por exemplo: se você pretende falar de uma assunto mais complexo, que tal fazer uma série de posts? Além de ficar mais fácil para o público digerir o assunto, ele continuará voltando para ler mais.

Outra dica boa é estruturar os seus parágrafos usando a pirâmide invertida. Essa técnica veio do jornalismo e consiste em falar logo o que é mais importante (nesse caso, sua conclusão) e depois passar para os detalhes. Assim, o leitor pode decidir por conta própria se quer ou não se aprofundar no assunto.

Feito isso, você só precisa aplicar algumas dicas na estrutura do texto para facilitar a leitura. Dessa maneira, você transformará seu conteúdo de uma grande massa de letras em algo que engaja e atrai a atenção do leitor.

Basta seguir essas 5 dicas:

 

1. Use subtítulos envolventes

Você já experimentou escrever primeiro o título e os subtítulos do seu conteúdo?

Um bom título significa uma boa promessa e é essencial para atrair a atenção do público.

Os subtítulos, por sua vez, mantém os leitores engajados e os incentivam a continuar a leitura até o fim.

O segredo, então, é fazer subtítulos intrigantes e, ao mesmo tempo, informativos.

Quer saber se está no caminho certo? Tente ver o que o leitor entenderá se ler apenas os subtítulos. Eles formam uma história envolvente? Mostram a essência do seu conteúdo?

 

2. Faça listas em tópicos

Quer ver como funcionam?

  • Listas são irresistíveis para os leitores
  • São uma maneira mais fácil de apresentar múltiplos pontos
  • Por serem diferentes do resto do texto, dão uma espécie de “descanso visual” para o leitor

 

3. Use links relevantes

Se você já produziu uma boa quantidade de conteúdos e sabe quais são os principais, procure colocar links para eles nos outros conteúdos.

Isso faz com que as pessoas permaneçam no seu site e leiam os seus melhores artigos.

Dependendo da estratégia utilizada, você também pode fazer linkagens externas. Nesse caso, você estará demonstrando que pesquisou sobre o assunto e viu a opinião de outros experts.

Sejam internos ou externos, os links aumentam a compreensão do público e agregam valor ao seu conteúdo.

 

4. Não subestime os números

Você acha que aqueles conteúdos com listas numeradas estão com os dias contados? Então, é melhor pensar duas vezes.

Se você der uma olhada nos conteúdos mais lidos dos sites que você acessa, provavelmente encontrará vários conteúdos que se utilizam dos números para atrair a atenção – e funciona!

Não quer fazer uma lista? Experimente apenas numerar os pontos principais do seu conteúdo. Fará toda a diferença.

 

5. Use formatação estratégica

Enfatize conceitos importantes utilizando negrito. Quando o leitor escanear seu conteúdo, ele conseguirá ver as informações mais importantes só com uma olhada.

Mas atenção: não destaque tudo. Isso acaba fazendo o mesmo efeito de não destacar nada. Procure enfatizar apenas as palavras ou expressões que realmente merecem destaque.

 

Recapitulando

Você viu:

Por que escrever para a web é diferente

O público escaneia o texto e evita detalhes

O que fazer para tornar a leitura mais fácil

Uma vez que você aplique essas dicas ao seu conteúdo, a leitura será mais fácil, e o seu site receberá cada vez visitantes, se transformando em uma poderosa ferramenta de marketing.

Fórmula de Lançamento Erico Rocha

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