E-mail marketing, Marketing Digital

E-mail marketing: tudo que você precisa saber para conseguir mais inscritos e converter mais

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Você já deve ter ouvido falar várias vezes que o e-mail marketing continua sendo uma das melhores ferramentas para ter sucesso no marketing digital.

Mas se você está começando agora e não é muito conhecido, como conseguir mais inscritos na sua lista?

Nesse artigo, você vai aprender:

Por que o e-mail marketing ainda é importante

Como se relacionar com o público

O que fazer para conseguir mais inscritos

Como fazer o e-mail marketing funcionar

Fórmula de Lançamento Ignição Digital

Por que o e-mail marketing é importante?

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Novas estratégias de marketing digital surgem constantemente, mas uma delas segue firme e forte entre as mais eficientes: a lista de e-mail.

Com tantas outras ferramentas disponíveis, há quem diga que o e-mail marketing está fora de moda ou até mesmo morto. Mas essas pessoas não poderiam estar mais enganadas.

Na verdade, se você aliar o seu uso a uma boa estratégia de marketing de conteúdo, essa ferramenta pode se revelar mais poderosa do que nunca.

Por que isso acontece?

Por um motivo bem simples: porque a conversa sobre o seu negócio ou produto é transferida para um ambiente mais pessoal – a caixa de entrada.

E, para quem não sabe, a caixa de entrada continua sendo o canal preferido para receber mensagens de marketing baseado em permissão.

Além disso, outros fatores tornam o e-mail marketing eficiente. Por exemplo: ao oferecer constantemente conteúdo de valor, você consegue cada vez mais seguidores leais.

 

É tudo uma questão de valor

valor

 

Mas atenção: naturalmente, nem todo tipo de e-mail marketing funciona. Alguns deles não conseguem fazer nada além de nos irritar e encher a pasta de spams.

Qual é o segredo? Troca de valor.

Você precisa trocar o valor da sua informação pelo valor do tempo do seu possível cliente.

Quem se inscreveu na sua lista precisa ter certeza de que pode confiar em você.

E como aprofundar seu relacionamento com a audiência? Seus e-mails precisam de:

  • títulos eficientes, que façam os e-mails serem abertos
  • uma voz distinta, que garanta que os e-mails serão lidos
  • conteúdo de qualidade e específico do seu nicho, que o público queira ler e compartilhar

 

3 maneiras de fazer o seu e-mail marketing funcionar

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A grande dica para ter sucesso com uma campanha de e-mail marketing é oferecer um conteúdo realmente convincente.

Você precisa que o público faça de tudo para ler o que você está enviando.

Mas isso não vai acontecer se você não construir confiança e credibilidade com um conteúdo incrível.

Para lhe ajudar, separamos 3 dicas que podem melhorar as chances do seus e-mails:

 

1. Comece cada newsletter com uma ótima mensagem padrão

Usando o autoresponder, você pode criar sequências definidas para enviar aos seus leitores, garantindo que todos terão a mesma experiência.

Outra vantagem disso é que, caso aconteça algum imprevisto, você saberá que os novos inscritos estão recebendo sua mensagem.

Nessa hora, vale a pena lembrar um velho conselho: você só tem uma chance de dar uma boa primeira impressão.

Então, nos primeiros 10 a 15 e-mails, lembre-se de usar um tom amigável e caloroso.

 

2. Envie uma única mensagem pessoal cedo

No começo da sua sequência de autoresponder (no segundo ou terceiro e-mail, por exemplo), envie uma mensagem mais descontraída e alegre, que pareça ter sido escrita especialmente para aquela pessoa.

Seu objetivo deve ser criar a impressão de um relacionamento mais pessoal e incentivar o leitor a enviar perguntas, comentários e sugestões.

Deixe que ele saiba que você está feliz em receber notícias dele.

 

3. Conversas envolvem duas pessoas

Praticidade é bom, mas garanta que há um ser humano monitorando as respostas que você receber e que ele está respondendo de maneira atenciosa e pessoal.

Outra dica boa é colocar o nome de uma pessoa no campo “De”, em vez de usar o nome da empresa. Isso também ajuda a criar um tom mais pessoal.

E lembre-se: perguntas, comentários e feedbacks de maneira geral são uma excelente oportunidade de saber o que seus clientes precisam e querem.

Confira também Estratégias de e-mail marketing: qual é a melhor para você?

 

E o que faço para conseguir mais inscritos?

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Para quem está começando agora, a tarefa de conseguir mais inscritos na lista de e-mail pode parecer impossível.

Por onde começar? Qual a melhor maneira de fazer isso?

Para conseguir uma boa lista e uma grande taxa de conversão, você precisa conhecer muito bem os inscritos da sua lista.

Na verdade, você deve descobrir quais são os motivos que os levam a dar seu endereço de e-mail para um completo estranho.

Mas como fazer isso?

Aqui estão 3 dicas para você conseguir mais inscritos:

 

1. Aproveite o poder dos grupos

Todos nós sentimos necessidade de pertencer a um grupo. Pode ser um time, uma família ou um grupo de amigos…

É importante que você tenha isso em mente quando pensar nos seus inscritos.

Quando alguém acessa o seu blog ou site e considera se inscrever na sua lista, a primeira coisa que ele pensa é se tem outra pessoa fazendo isso.

Você precisa, então, encontrar uma maneira de mostrar que outras pessoas já se inscreveram na sua lista.

Você pode fazer isso mostrando testemunhos, mostrando a quantidade de pessoas que já se inscreveram (se a quantidade for boa) ou mesmo apelando para a exclusividade.

Resumindo: faça essas pessoas se sentirem parte de um grupo exclusivo.

 

2. Use uma chamada de ação direta

Na maioria das vezes, uma chamada de ação direta converte melhor do que uma chamada mais discreta, que tenta agradar a todos.

Claro, você não deve ser detestável ou rude, mas é preciso demonstrar confiança.

Pense bem: você provavelmente acha que uma “ordem” mais forte, vinda de uma autoridade, faz com que você se sinta mais seguro.

Em outras palavras, nós supomos que essa pessoa sabe o que está fazendo.

Quando você usa linguagem direta nos seus e-mails, transmite a mensagem de que as pessoas estão fazendo a coisa certa.

 

3. Enfrente as objeções

Vender trata-se de vencer objeções.

Quando nos deparamos com uma decisão, nossas células cerebrais enviam mensagens dizendo se aquilo é bom ou não.

Se a mensagem é negativa, ela representa uma objeção que pode acabar com a sua venda.

Logo, se você quer que os seus leitores se inscrevam na sua lista, você precisa não apenas encorajá-los a fazer isso, mas também superar essas objeções.

Esclareça as objeções logo no começo, e as pessoas ficarão felizes de lhe informar seu e-mail.

 

Recapitulando

Você aprendeu:

Por o e-mail marketing não morreu

A importância de ter um relacionamento pessoal com o público

Dicas para fazer seu e-mail marketing ser eficiente

3 passos para alcançar mais inscritos

 

Aplicando essas dicas e técnicas, você conseguirá aumentar consideravelmente o número de inscritos da sua lista, e seu e-mail marketing irá converter muito mais.

Fórmula de Lançamento Erico Rocha

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