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Marketing Digital

O Grande Segredo Dos E-books Que Vendem

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Você sabe por que criar e-books que vendem? Quem trabalha com marketing digital já deve ter ouvido falar sobre os materiais ricos. Eles são parte importante do marketing de conteúdo, utilizados para gerar e nutrir leads.

Tais conteúdos são mais aprofundados e educativos, normalmente disponibilizados para download. O material mais comum é o e-book.

Produzir esse tipo de conteúdo é uma ótima maneira de construir sua autoridade e mostrar ao público quem você é e o que está vendendo.

Neste artigo você verá:

  • – o que é um ebook e como fazer?;
  • – por que criar ebooks que vendem?;
  • – como escrever ebooks que vendem?.

Por que criar e-books que vendem?

Primeiramente, é necessário pensar que a produção e venda de informação de qualquer tipo é um verdadeiro exercício de marketing. Todos os fatores envolvidos – assunto, posicionamento, técnicas, formato etc – devem ser decididos a partir daquilo que o público está disposto a comprar.

Entre as vantagens de criar e-books que vendem podemos citar:

  • – preço: o ebook possui um preço de produção baixo, já que não é necessária sua impressão. Com isso, é possível chegar às mãos do público com custo muito inferior ao livro tradicional;
  • – portabilidade: por possuir um formato digital, sua distribuição se torna possível em qualquer parte do mundo, por meio da internet;
  • – escalabilidade: com a possibilidade de venda para pessoas do mundo todo, é possível escalar suas vendas e lucros.

Como criar e-books que vendem?

Confira as dicas de como fazer um e-book:

1. Defina sua persona

Inicialmente é necessário avaliar para quem você quer vender seu e-book? Para isso, é necessário definir a sua persona, pois é ela quem guiará toda pesquisa, produção e divulgação.

2. Defina o tema do e-book

Essa é uma das etapas mais importantes para criar e-books que vendem. Por isso, sempre opte por um tema com o qual você possui afinidade e tenha conhecimento profundo, pois é preciso transmitir credibilidade ao leitor.

Se você não tem noção sobre qual tema escolher, é possível pesquisar entre os potenciais concorrentes e as tendências no Google Trends.

3. Organize e estruture os tópicos

Dentro do tema que escolher, quais são os principais tópicos para serem abordados? Com isso, é possível organizar melhor as ideias e os capítulos, de forma a dar compreensão ao seu texto.

Ferramentas de pesquisas de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, podem ajudar nessa seleção.

4. Utilize imagens e elementos visuais

O uso de imagens favorece a leitura e deixa o e-book mais interessante. Você já teve acesso a algum conteúdo no qual só tinham grandes blocos de textos? Quando isso acontece, temos a tendência de já achar que aquele conteúdo será maçante.

45% das pessoas reagem melhor a imagens em relação aos textos. Isso se resume ao fato de as imagens chamarem a atenção – as pessoas são mais estimuladas pelo visual – e recebem a mensagem de forma rápida.

5. Dedique-se à diagramação

A diagramação e a editoração farão diferença. Como citado acima, o visual tem grande impacto com o público. Por isso, não basta apenas ter um conteúdo bem escrito e mal diagramado.

Como a intenção é criar e-books que vendem, analise a possibilidade de contratar um profissional para executar a tarefa.

6. Escolha o formato

É possível produzir um ebook no formato PDF ou Epub. A principal diferença entre os dois formatos está na adaptação do texto à tela do leitor..

O formato Epub é reflowable, ou seja, oferece a possibilidade de adaptação do texto e tamanho da fonte automaticamente à área de visualização disponível.

Já o PDF mantém sempre o mesmo formato da versão impressa, seja qual for a área de exibição.

Conclusão

O segredo para criar e-books que vendem é produzir um conteúdo de qualidade, que você tenha total entendimento sobre o assunto. Além disso, é preciso pensar no seu público-alvo, produzindo algo que seja de seu interesse.

Gostou de saber como escrever um e-book? Continue acompanhando a Ignição digital para mais conteúdo.

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