Se você quer vender produtos ou serviços na internet, precisa aprender a produzir conteúdos persuasivos. E, para quem quer escrever conteúdos melhores, o que não falta é a ajuda de estudos sobre psicologia comportamental e neurociência.
Entretanto, para algumas pessoas, isso não é realmente vantagem. A maioria dos melhores produtores de conteúdo costumam ser muito ocupados e não podem investir tanto tempo lendo pesquisas e mais pesquisas à procura de uma dica útil.
Se você também não tem tempo a perder, não se preocupe: separamos para você 5 dicas retiradas de estudos nessas áreas. Você só precisa aplicá-las e deixar o seu conteúdo mais persuasivo.
Confira 5 métodos comprovados para aumentar suas conversões:
Imagine que alguém lhe manda chupar um limão. Você provavelmente se contorceu ou fez uma careta só de pensar nisso, não é?
Isso acontece graças aos neurônios espelho. Eles são ativados quando você vê algo acontecendo e, em seguida, transfere parte do sentimento ou sensação (se for realmente forte) para você.
São esses neurônios que nos ajudam a ter empatia pelos outros ou nos colocar no lugar de alguém, por exemplo.
Embora a maioria das pesquisas sobre esse efeito tenham como foco a observação literal, bons escritores sabem que emoções fortes também podem ser transmitidas através de palavras.
Voltando ao exemplo do limão: se você se contorceu ao pensar no gosto do limão, então já está experienciando esse efeito.
Quando você está tentando escrever um conteúdo convincente, precisa entender o que preocupa o seu futuro cliente. A dica é apelar para um sentimento que já existe, e não forçar o leitor a criar um.
Um exemplo: se você está vendendo um software que facilita a otimização de conteúdos, precisa focar naquela pessoa que está cansada e decepcionada com as regras do Google e só quer voltar a escrever.
Aplicar a dica dos neurônios espelho e transferir um sentimento para o público só funciona se você realmente souber o que o deixa inquieto.
A Universidade Carnegie Mellon desenvolveu um estudo extremamente importante para produtores de conteúdo e especialistas em conversão.
Segundo esse estudo, o que faz toda a diferenla são os detalhes – principalmente quando se trata de conteúdos que convertam. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores testaram como mudar uma única frase poderia afetar as conversões.
Isso foi feito oferecendo um DVD gratuito com a amostra de um programa que os clientes poderiam adquirir. Duas frases foram testadas:
Sabe qual das frases teve melhor resultado? Isso mesmo: a segunda. A taxa de inscrição foi mais de 20% maior.
A explicação é bem simples: a ênfase na palavra “pequena” fez com que fosse mais fácil convencer os clientes mais conservadores, que economizam mais.
Quer aplicar isso no seu conteúdo? Teste quais são os detalhes que funcionam melhor. Invista um bom tempo em medir, melhorar e “rastrear” o sucesso do seu trabalho. Foque nos detalhes e sempre observe como eles afetam sua conversão.
Você já teve que escrever uma carta de intenção? Se você parar para pensar, esse tipo de texto não só pode ser considerado persuasivo, como se assemelha a um conteúdo de venda. Afinal, você está se “vendendo” para alguém que irá decidir se você será aceito ou não.
Segundo o diretor de admissões dos MBAs de Harvard, analisando essas cartas, ficou claro que os verbos funcionam muito melhor do que os adjetivos.
Isso acontece porque os verbos são específicos e mais difíceis de serem ignorados – principalmente nos contextos em que todos se caracterizam com os mesmos adjetivos comuns.
Quer ver como isso é verdade? Confira essas duas frases:
Qual das duas lhe impressiona mais? A segunda, não é?
Seus concorrentes provavelmente enchem seu conteúdo com os mesmos adjetivos. Aposte nos verbos e conquiste o público falando do que você realmente faz.
Os melhores produtores de conteúdo sabem que determinadas palavras persuasivas são mais poderosas que outras.
Dentre essas palavras, estas são as 5 que funcionam melhor:
Vamos agora entender melhor o efeito de cada uma dessas palavras:
Você já parou para se perguntar por que as melhores estórias nos consomem completamente? Para muitas pessoas, esse é o único tipo de texto que as faz ficar horas e horas acordadas lendo.
Para os psicólogos Melanie Green e Timothy Brock, a explicação para esse fenômeno é bem simples: “transporte” leva à persuasão.
Todo mundo gosta de uma boa estória. Essa pesquisa mostrou que as estórias nos transportam para outros lugares, aonde nós aceitamos com mais facilidade aquilo que rejeitaríamos no mundo real.
Isso é ótimo, mas como aplicar esses dados no seu conteúdo? Os mesmos psicólogos sugerem algumas maneiras de fazer isso:
Você aprendeu:
Como usar os neurônios espelho a seu favor
Por que a diferença está nos detalhes
Usar verbos é mais eficiente do que confiar só nos adjetivos
As 5 principais palavras de “poder”
Como “transportar” o público com estórias
Se você quer descobrir outras maneiras interessantes de apresentar um bom conteúdo ao seu público e ainda gerar muitas conversões, não deixe de ler sobre os 10 tipos de conteúdo que atraem visitantes e geram conversões.
Você já testou uma dessas técnicas? Conhece outro método que também funciona bem? Compartilhe conosco nos comentários!
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