Você já sentiu que não importa o que você faça para atrair clientes está sempre brigando de faca com os outros negócios do seu nicho?
Talvez você não saiba, mas o real motivo de você estar se sentindo assim é porque você está lutando pelos 3% dos potenciais clientes que praticamente todos os negócios investem e deixando para trás os outros 97%.
3 tipos de cliente e você só explora a ponta do iceberg
Quem são as pessoas que você como empreendedor procura para comprar os produtos do seu negócio? As que precisam deles e, mais do que isso, estão desesperadas por eles?
Se a sua resposta foi sim, saiba que essas pessoas representam apenas 3% de todos os clientes em potencial que você poderia investir.
Se os potenciais clientes de um negócio fossem comparados a um iceberg, essa seria somente a pequena ponta pra fora do oceano.
Todos os 97% que estão no fundo do mar você está deixando de investir porque você não vê.
Esses 97% estão divididos em dois tipos de cliente:
Pessoas que precisam do seu produto, podem pagar por ele e se beneficiar dele, mas não estão desesperadas e por isso deixam pra comprar depois
Pessoas que você poderia ajudar, mas elas nem sabem da existência do seu produto
E não importa qual seja o seu tipo de negócio, se você é um coach, um arquiteto, um professor… essas serão sempre as categorias de tipos de cliente.
A maioria dos negócios briga pelos 3% e qual é o grande problema nisso?
Quando tem muita gente querendo vender e pouca gente querendo comprar o preço tende a cair. E quando você baixa a sua margem do lucro você coloca o seu negócio em risco.
Mas você deve estar se perguntando, como eu posso encontrar as outras categorias se elas não estão desesperadas pelo o que eu vendo ou, pior, se elas nem ao menos sabem da existência do meu produto?
E a resposta é simples: eduque os seus clientes em potencial.
Cuide do seu jardim e os clientes virão até você
Fazendo uma comparação para que você possa entender o que eu estou dizendo suponha que o seu negócio é um jardim e os seus potenciais clientes são borboletas.
Quem briga pelos 3% faz mais ou menos o que a gente pode comparar a uma caça às borboletas.
Os donos de negócio pegam uma rede e saem correndo atrás das borboletas tentando capturá-las.
Se existe muito caçador e pouca borboleta, alguém vai sair dessa de caça com a rede vazia, certo?
Por outro lado, se o seu negócio é um jardim bem cuidado, se você investe nele, você não precisa sair correndo atrás das borboletas. Elas vêm até o seu jardim.
E existe uma maneira de construir o seu jardim que serve tanto para que as borboletas se convençam que devem comprar seu produto, quanto descubram que ele existe.
Em vez de flores, nesse jardim são plantados artigos, vídeos, podcasts. E os terrenos são sites, páginas de Facebook, YouTube e Twitter.
O seu papel na construção desse jardim virtual é produzir conteúdo de qualidade, que seja do interesse das pessoas.
Então se você é médico, crie conteúdos sobre saúde, se você é arquiteto ou designer de interiores, dê dicas de decoração, se você é professor de arte, ensine as pessoas sobre história da arte.
Não importa o que você vai compartilhar, desde que tenha valor para as suas borboletas.
Fazendo isso, as borboletas que estavam deixando seu produto pra depois, vão acabar descobrindo que afinal precisam dele agora. E elas vão voltar outra vez, outra vez e mais uma vez.
E quando elas voltarem elas vão trazer outras borboletas com elas, aquelas borboletas que nem sabiam da existência do seu produto, lembra?
Nesse ambiente não force as borboletas a comprar nada. O seu conteúdo não vai ser o fator para monetizar o seu negócio. Ele pode até levar os seus potenciais clientes a comprarem alguma coisa de você pelo valor que você oferece, mas o que vai fazer você monetizar o seu negócio é:
Criar uma lista
Criar relacionamento com ela
Fazer uma Oferta Irresistível
E o jardim é só o ponto de partida para esses três passos.
Os clientes da web são borboletas que valorizam a qualidade do jardim
Diferente da televisão, na internet as pessoas não são obrigadas a ver anúncios se elas não quiserem e nem ver conteúdos que não são de interesse delas.
Por isso os clientes da web são seletivos e precisam de conteúdo de real valor. Caso contrário, o que você oferece vai passar batido e seu trabalho será em vão.
Não adianta querer começar a plantar o seu jardim com conteúdo mais ou menos. Invista de verdade no seus potenciais clientes da internet.
Outra coisa importante é que se você ainda não tem o seu jardim, não queira plantar vários de uma vez.
Você não precisa começar já com um blog, uma página do Facebook, um Twitter, um snapchat e por aí vai, tudo de uma vez.
Se você quer produzir com qualidade e consistência dê um passo de cada vez e aos poucos você vai ver o seu jardim crescer, florescer e dar espaço para você começar a plantar em um novo terreno.
Faça um exercício e estabeleça uma meta. No prazo de 1 ano você precisa começar o seu jardim. Qual terreno você vai escolher, que sementes você vai plantar?
Talvez você não tenha se convencido ainda que é possível atingir esses 97% dos seus clientes em potencial usando a internet. Mas se você quer ver com os próprios olhos que é possível alavancar as vendas investindo nesses potenciais clientes, inscreva-se agora mesmo no 7º Workshop Online e Gratuito da Fórmula de Lançamento e conheça histórias de 50 pessoas que fizeram isso em seus negócios online e aumentaram seus resultados.
Era o que eu estava procurando, muito obrigada por compartilhar, beijos e que Deus te abençoe. ;-)