Não importa qual o ramo do seu negócio, se você ainda não enfrentou o bloqueio criativo, provavelmente vai acontecer a qualquer hora.
Se você já chegou nesse ponto e desistiu, você pode ter perdido uma grande chance. E se essa hora ainda não chegou vou te contar qual a maior recompensa que você pode receber para te incentivar a enfrentar o bloqueio criativo.
O papel criativo é separar o comum do extraordinário
Muita gente coloca a criatividade em prática e acha que isso é que vai fazer superar os outros negócios. Mas o papel criativo vai além de ser um diferencial.
Quando você atinge o estágio de bloqueio da criatividade é onde começa o caminho para a sua recompensa.
Como assim?
Explico.
Quando você vem de um processo de muito esforço para ser criativo, vai chegar um momento em que você vai travar. E esse momento de bloqueio fará você sentir dor.
Imagine que você está fazendo uma trilha e se depara com um grande penhasco. Você já está cansado do caminho e tem que enfrentar um desafio ainda maior.
Esse penhasco representa a dor do bloqueio criativo. E ele te leva a duas opções: escalar ou desistir.
Nesse momento de decisão que se separam as pessoas ordinárias e os resultados ordinários das pessoas extraordinárias que alcançam resultados extraordinários.
Porque, no mundo real, e aqui eu incluo o mundo do empreendedorismo, a maioria das pessoas quando se depara com esse penhasco normalmente desiste. Mas, o que elas não sabem é que depois desse penhasco existe algo muito grande esperando do outro lado:
os resultados extraordinários.
Somente quem tem força para enfrentar a dor do bloqueio pode alcançá-los.
Quando você enfrenta a dor você avança de nível. Então, quando você encontrar o penhasco do seu negócio mesmo que você sofra com a dor, celebre, porque você está prestes a atingir algo muito grande.
Claro que falar parece muito fácil. Mas existem ações que você pode por em prática e que vão te ajudar quando esse momento chegar.
Um método para combater a dor do bloqueio criativo
Nossa mente, assim como os músculos do nosso corpo, pode ser treinada.
Assim, se você constantemente se colocar em situações que provocam dor e treinar enfrentá-las você estará cada vez mais apto a não desistir e combater a dor quando encontrar os seus penhascos.
O treino das situações adversas é um método eficiente para enfrentar o bloqueio criativo e saber lidar com a dor que vem com ele.
Um bom exemplo disso era a forma com o que o piloto Ayrton Senna se comportava diante das corridas em dias de chuva.
Ele se saía muito bem nas disputas em pista molhada, mas isso não aconteceu sempre assim.
Na primeira corrida na chuva, Ayrton Senna teve muitas dificuldades. E desde então sempre que chovia ele pegava o carro e ia treinar uma, duas, três, quatro, quantas vezes pudesse e fosse necessário.
Foi assim, enfrentando uma situação na qual ele sentia dor, repetidas vezes, que ele alcançou resultados extraordinários.
O mesmo serve para você. O que te causa dor no seu negócio?
Pode ser que você não goste de lidar com as finanças, mas tenha que se responsabilizar pelas contas do seu negócio. O que você pode fazer?
Estude, faça cursos, experimente fazer contas envolvendo outras coisas que você goste, como os cálculos da próxima viagem que você vai fazer com a sua família.
Se a sua dificuldade não for finanças, seja lá qual for, coloque no papel e escreva de que forma você pode lidar com ela e aí coloque-se nessa situação repetidas vezes e treine o máximo que puder.
Imagine que o seu negócio é um mar e que as ondas são os desafios.
Você não pode resistir a elas ou impedir que elas quebrem, mas você pode aprender a surfar.
Estar sem criatividade significa que é a hora de desistir?
Não importa quanta dor você sinta. O momento do bloqueio criativo não é a hora de você desistir.
Quando você desiste em um momento de dificuldade não é você, de fato, que está tomando a decisão e essa pode ser uma escolha da qual você, provavelmente, pode se arrepender futuramente.
Eu conheço histórias de quem desistiu diante da dor e hoje teria feito diferente. Isso já aconteceu comigo. E com você?
Imagine que você está dirigindo e se depara com uma adversidade no caminho, como um animal na pista, por exemplo.
Se você soltar o volante, quais são as chances de você conseguir controlar a situação?
Na vida, principalmente se você é empreendedor, você tem muitos projetos ao mesmo tempo que demandam a sua energia e, possivelmente, você não vai conseguir levar todos adiante e terá que desistir de alguns.
Não estou falando para você sentir dor a ponto de não conseguir levar mais nada para frente. Mas se você desistir na hora que estiver sem criatividade, não é exatamente você que está desistindo. É a dor que está no controle.
O momento certo para desistir de projetos é depois que a dor passa.
Por quê?
Porque neste momento você já atingiu os resultados extraordinários. Você está no controle. Você está no comando. E se você tomar essa decisão estará mais seguro dela.
Possivelmente, você, no seu negócio, está sentindo dor e tem muitos desafios para enfrentar. Inscreva-se agora mesmo no 7º Workshop Online e Gratuito da Fórmula de Lançamento e descubra o passo a passo para escalar o seu penhasco e alcançar os melhores resultados que você pode atingir.
Muito motivador. Já tive em situações de bloqueio e isso é muito ruim, mas desistir é pior ainda.
Parabéns pela matéria, pois nos dar força quando estamos nesta situação.
Sou novo no segmento e quero muito aprender, este tipo de conteudo nos abre os horizontes e nos enriquece.
Obrigado pelo artigo.
Reginaldo Souza
Gostei, ótimas dicas.
Aumentar minhas vendas em um determinado produto