Você tem um negócio e quando vê uma fila na porta tem medo que as pessoas desistam de comprar ou frequentar por achar que o tempo de espera vai acabar espantando os clientes?
Saiba que pensar assim pode te afastar de uma ferramenta muito poderosa para aumentar suas vendas.
Uma fila é capaz de atrair ainda mais clientes para o seu negócio. E eu vou te como vender mais usando essa técnica.
E, calma, se você tem um negócio online não vá embora, esse post também é pra você. Aqui você vai descobrir como as filas estão representadas nos sites e porque elas são importantes no meio digital.
Como uma fila grande pode aumentar vendas?
O ato de vender significa fazer uma oferta, uma proposta para alguém a fim de causar uma decisão.
A venda nem sempre é de um produto ou serviço. Você pode vender uma ideia, por exemplo, mas o importante da venda é convencer alguém a tomar uma ação.
E para gerar esse convencimento existem alguns ingredientes que você pode adicionar ao seu negócio que vão aumentar as vendas.
Hoje existem milhares de produtos, serviços e escolhas que temos que fazer no dia a dia.
Esqueça por um minuto que você é empreendedor e pense só na sua vida como consumidor.
Provavelmente, todos os dias você tem que escolher: produtos dentre várias opções no supermercado, um restaurante entre milhares para comer, o que você vai vestir, de que forma você vai cortar o cabelo…
Essas só algumas decisões do dia a dia, fora todas as outras que você tem que fazer.
Se você tivesse que analisar tudo que se deve levar em consideração na hora de tomar uma decisão, todos os prós e os contras, ufa! gastaria muita energia.
Agora volte a pensar na sua vida como empreendedor. O que você pode fazer para ajudar o seu cliente ou prospecto a tomar uma decisão sem que ele precise gastar toda essa energia e ter todo esse trabalho?
Bom, uma das ações pode ser adicionar o ingrediente da prova social no seu negócio.
Prova social pode ser um indicador de sucesso de um produto ou serviço baseado no número de pessoas que utilizam.
Como assim?
Uma fila grande é um exemplo de prova social. Muitos empreendedores fogem dela achando que vão afastar os clientes pelo tempo de espera ou tumulto.
Mas pare para pensar. Se muitas pessoas querem comprar alguma coisa ou ir a algum lugar pode significar que ele é muito bom, certo?
Um exemplo clássico disso são os lançamentos dos iPhones.
O iPhone não é um produto barato e mesmo assim em dias de lançamento, ao redor de todo o mundo, as filas ficam gigantes para comprar. Muitas pessoas querendo comprar um iPhone é uma prova social para a Apple.
No caso do iPhone, o produto entrega o que promete. Mas quer dizer, obrigatoriamente, que se um negócio tem uma fila grande ele sempre será muito bom?
Não, nem sempre.
Algumas boates, por exemplo, usam o artifício de segurar muitas pessoas do lado de fora pra dar a impressão para quem chega que está muito cheio, “bombando”, e quando as pessoas entram na verdade não tem ninguém.
Outro exemplo de prova social que pode não constatar por si só como qualidade de um produto ou serviço é quando você está viajando e encontra um restaurante com uma fila enorme.
Você pode até pensar que ele é ótimo, mas pode ser que ele seja o único restaurante da região e por isso está tão cheio.
Então, como você pode aplicar a prova social no seu negócio de forma que vá garantir que o seu produto ou serviço é de fato muito bom?
Você pode associar o ingrediente da prova social com o da prova.
Mas não é a mesma coisa?
Não.
Prova social é uma coisa, prova é outra.
Explico.
A prova social como você já viu é o número de pessoas que estão usando um produto ou serviço e a prova é quando elas contam, afirmam que tal produto ou serviço é bom.
E quando você tem muitas provas, ou seja, muitas pessoas indicando o seu produto ou serviço, você tem também prova social, pelo volume de indicações.
Como vender online se beneficiando das filas
Se você tem um negócio na internet você deve estar se perguntando: como usar prova social no meu negócio online se no meio virtual ninguém pode ver uma fila de pessoas comprando os meus produtos? Como vender online se beneficiando das filas?
Bom, se você tem um negócio online imagino que você tenha uma página no Facebook, um blog, um perfil no Instagram, no Twitter ou um canal no YouTube.
Nessas plataformas, o número de inscritos, o número de visualizações, o número de likes e o número de comentários todos são exemplos de prova social.
Se uma pessoa tem, por exemplo, 100 mil inscritos em um canal de YouTube, alguma coisa de bom ela deve estar passando pra o público, certo?
E, como eu disse aí em cima, se você tem muitas provas você também tem prova social.
Como orquestrar isso no meio digital?
Se você gravar muitos depoimentos de pessoas que usaram seus produtos falando como eles os ajudaram e postar no seu site, isso além de ser uma prova de que seu produto funciona, é também é prova social, por ser uma grande quantidade.
Vender na internet: como fazer fila no seu site?
Bom, neste momento eu estou falando em fila no sentido figurado. Mas o que eu quero aqui é te instigar a pensar como aumentar o número de pessoas que usam seu produto ou serviço, em outras palavras, como aumentar o número de vendas do seu negócio online.
A prova social é um dos gatilhos mentais que podem ajudar nessa missão. E a prova é outro deles.
Mas elas não são as únicas formas de te ajudar a vender na internet.
Existem vários outros vários gatilhos mentais que ajudam no processo de decisão de compra, que aumentam a probabilidade do seu cliente e do seu prospecto falar sim ao que você está oferecendo.
Quanto mais você associá-los a suas mensagens de marketing mais chance de você aumentar seus lucros.
Se você quiser aprender outros gatilhos mentais e conhecer como eles ajudam a aumentar seu número de vendas online inscreva-se agora mesmo no 7º Workshop Online e Gratuito da Fórmula de Lançamento. Nesse link você vai poder ver na prática como é orquestrar a prova social e a prova juntas na sessão 50 Cases da Fórmula de Lançamento.
Obrigado pelas dicas.
Otimas Dicas !!!
Em época de crise é difícil encontrar produto barato.
Na crise é preciso fortalecer nossa marca, para quando houver melhora no cenário, estarmos no top of mind do público alvo!
Abraços Fernando.
Bem interessante.
Olá Fernando Muniz …. Estou participando do FL … estou achando tudo duvidoso , mais ao mesmo tempo intrigante e agora mais intrigante ainda com o seu depoimento … eu vendo óculos de sol sem marca e por isso me interessei por seu depoimento que é intrigante o faturamento que teve …Vou continuar no FL porque estou super curiosa e intrigada mesmo sobre o assunto .Um abraço
Gostei de verdade.
Cara, já pensei em vender pela internet, mas acho complicado, alguma sugestão?
Adorei bastante conhecer este gatilho. Muito obrigado