Quantas vezes você não ouviu falar de empresas que tinham tudo: produtos bons, atendimento impecável, gestores e funcionários motivados, mas que por alguma razão acabam não dando certo? Eu já vi isso acontecer inúmeras vezes.
E a principal razão para esses fracassos costuma ser a falta de investimento em marketing de vendas, um importante aspecto de qualquer negócio, mas que é deixado de lado por muitos empreendedores.
Se você quer ver sua empresa chegar ao sucesso, confira minha explicação sobre o que é marketing de vendas e passe a investir agora no crescimento do seu negócio.
Entenda o que é marketing de venda
Diferentemente do marketing comum, que pensa na comunicação da empresa como um todo, o marketing de vendas é voltado para o estabelecimento de estratégias de vendas para cada produto.
Vamos supor que o seu negócio seja uma loja de suplementos alimentares. Você, provavelmente escolheu um ponto próximo a academias, onde a circulação de pessoas interessadas em uma vida mais saudável é maior. Você também tomou muito cuidado ao escolher a sua identidade visual e ao criar um ambiente agradável dentro da sua loja.
Então, o que falta para alavancar as suas vendas de uma vez por todas é escolher os produtos que serão comercializados na sua loja e criar estratégias diferentes para vendê-los. Você pode eleger alguns carros-chefe e pensar na melhor maneira de promovê-los.
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Como fazer seu marketing de venda
Para criar uma boa estratégia de marketing de vendas você precisa conhecer muito bem o seu público e pensar nos seguintes pontos:
Apresentação do produto: Como são as embalagens, o design, qual será a disposição deles dentro da loja etc.
Preço: Qual será o preço do produto? E as condições de pagamento? O cliente poderá parcelar?
Ações de promoção: Você irá ofertar descontos, brindes ou condições de pagamento diferenciadas para cada produto? Quais? A ideia aqui é pensar em quais serão as ações para instigar o consumidor e alavancar as vendas.
Comunicação: Depois de pensar em todos os pontos anteriores, é hora de definir como será feita a comunicação desses produtos. Você irá investir em banners? Anúncios digitais? Relacionamento com a imprensa?
Fidelização: Como você irá cultivar o relacionamento com os seus clientes atuais, para que eles voltem a comprar na sua loja?
Também é muito importante que você mantenha a sua equipe de vendas, que tem o contato direto com o cliente, muito bem alinhada com a equipe de marketing, que pensará de maneira estratégica na promoção dos produtos.
Monitorar os resultados e fazer adaptações constantes é outro fator que irá contribuir para o desenvolvimento sustentável das suas vendas.
Compreendeu o que é marketing de venda e a sua importância para o sucesso do seu negócio? Agora, leia nosso artigo sobre como aumentar as vendas da sua empresa com marketing digital e aprenda como usar a internet a favor da sua empresa.
boa tarde,eu tenho uma duvida,como em que posso saber localizar os leads frios nas cantegorias por em semplo?
peso para nao me levar mal em que eu ainda estou na faze de aprendizagem do marketing,
Sou um micro enpreendedor, porém estou tendo dificuldade de vender os meus produtos.vi, li e gostei da proposta q o livro trás conhecimento p nós q precisamos nos abir p as pocibilidades de negócios em meio a crise de hj