Aprenda 4 técnicas de vendas no varejo online e faça o seu e-commerce decolar!

técnicas de vendas no varejo

Investir o varejo online é sempre uma boa opção para quem deseja se tornar um excelente empreendedor digital. Esta modalidade de negócio permite que o empreendedor foque em um público de nicho, reduzindo os investimentos iniciais e alavancando seu faturamento. Ao usar algumas técnicas de vendas no varejo específicas para o público segmentado, o empreendedor digital poderá aumentar as margens de lucro do seu negócio.

Com  esta peculiaridade, o empreendedor precisa conhecer muito bem o seu público-alvo para atendê-lo de maneira tão eficaz que o surpreenda, uma vez que a chave para ter sucesso com este tipo de empreendimento é a fidelização dos clientes.

E é aí que as dúvidas persistem: Como encantar os clientes para vender mais? O que fazer para evitar o abandono do carrinho de compras na minha loja online?

Pensando nisso, conseguimos perceber o quanto é importante criar uma estratégia de vendas específica, com foco na conquista e fidelização do público. Usando as técnicas de venda no varejo que listei especialmente para você, empreendedor digital que quer criar uma forma eficiente de se comunicar com o público e assim fazer a sua loja online deslanchar, será possível conquistar a liderança do seu nicho de mercado em pouco tempo.

Preveja as necessidades do seu nicho

Você precisa entender muito bem o seu público-alvo para conseguir prever quais serão os seus desejos, necessidades, hábitos de consumo e etc. Se você fizer a lição de casa direitinho, poderá prever onde o seu cliente estará e o que ele procura na web todo o ano e pode aproveitar eventos e ocasiões especiais para conquistá-lo.

Suponhamos que o seu negócio é uma loja virtual especializada em quadrinhos. Você sabe, por exemplo, quais filmes são os mais aguardados pelo seu público, certo? Também sabe quais são os eventos e convenções que os seus clientes costumam frequentar. Aproveite estas ocasiões para anunciar produtos relacionados ao evento e crie campanhas especiais para cada segmento.

Outra alternativa é participar dos eventos em si, mas mesmo que a sua empresa não tenha o budget necessário para isso é possível aproveitar o buzz em torno do assunto e aumentar o seu número de clientes. A chave aqui é ser criativo e focado.

Surpreenda o seu cliente

Muitas vezes, os clientes compram produtos online que têm prazo de validade, ou que precisam ser repostos com alguma frequência. Se este é o caso do seu ecommerce, você aumentará expressivamente o número de vendas facilitando a reposição destes produtos.

Voltando ao caso da loja de quadrinhos, é possível monitorar quais revistas o seu cliente já comprou e avisá-los por e-mail quando um novo exemplar tiver sido lançado, ou ainda mostrar opções de produtos com temas relacionados aos que ele já lê.

Para ter sucesso com esta estratégia é preciso investir em um bom programa de automação de marketing e programas de fidelização, onde seja possível registrar as compras do consumidor e oferecer vantagens pela fidelidade. Você verá a diferença que isso gera no seu resultado a longo prazo.

Evite o abandono do carrinho de compras

Quantas vezes você já percebeu que o cliente navega pelo site, seleciona os produtos, mas na hora de fechar a compra, eles desistem? Aposto que foram muitas, não é mesmo? Mas existem maneiras de evitar a dispersão dos clientes e aumentar as vendas.

Uma delas é transformar a sua página de carrinho em uma landing page com poucas informações. Oculte os menus não essenciais e deixe toda a informação necessária para o pagamento em um só lugar. Desta maneira o seu cliente ficará totalmente focado no fechamento da compra.

Já outra possibilidade é investir na automação de um pop-up que estimule o comprador a ficar na página, seja oferecendo um código de desconto especial, ou mostrando novas opções para ele.

Aumente o seu portfólio de produtos

Clientes gostam de novidades, mas elas devem ser minimamente relacionadas com aquilo que eles já consomem. Conhecendo bem o seu cliente e investigando seus hábitos de compra, você será capaz de entender em quais outros tipos de produto eles possam desejar.

A nossa loja virtual de quadrinhos pode começar investindo em filmes, action figures, roupas e acessórios relacionados com a cultura pop. Desta forma poderá oferecer uma solução completa para o entretenimento dos seus clientes e gerar a tão desejada fidelização deles.

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