A pesquisa de mercado é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer negócio online. É com ela que você poderá mensurar o real interesse do público na sua proposta. Através de uma pesquisa de mercado bem feita você saberá qual é o tamanho do seu público, quais são as suas pretensões e descobrir se a sua solução é adequada.
Existem dois tipos principais nos quais você deverá investir:
1 – Pesquisas quantitativas;
São aquelas baseadas em números. Elas servem para descobrir dados mensuráveis, tais como a quantidade de pessoas interessadas no seu produto, a faixa de renda que elas possuem, possibilidades de lucro, entre outros dados quantificáveis. Este tipo de pesquisa exige a coleta, tabulação e interpretação de dados.
2 – Pesquisas qualitativas.
Os métodos qualitativos de pesquisa são mais adequados para descobrir aquilo que não pode ser medido, tais como os objetivos e sonhos dos clientes, as suas principais angústias e expectativas em relação à vida, impressões gerais sobre o produto e uma série de informações importantes para o sucesso da sua empresa. Estas pesquisa se baseiam em entrevistas e conversas com as pessoas que fazem parte do seu público alvo.
Você irá me perguntar: Erico, como eu posso fazer para criar uma boa pesquisa de mercado para o meu negócio sem precisar investir rios de dinheiro?
Existem algumas formas acessíveis de fazer a sua pesquisa de mercado que exigem pouco dinheiro e muita dedicação. Por isso elaborei um passo a passo detalhado para que você possa realizar a sua pesquisa sem precisar gastar muito.
Passo 1: Defina muito bem os seus objetivos.
A primeira coisa que você deve fazer é definir muito bem quem é o seu público e o que você deseja saber sobre ele. Imagine que a sua ideia de negócios é criar um serviço online de consultoria de moda para noivas. O que você gostaria de saber sobre elas?
Você pode começar por perguntas mais práticas, como:
Qual é a faixa etária dessas mulheres?
Quanto elas pretendem gastar com o casamento?
Elas gastariam parte do orçamento para obter ajuda profissional para escolher vestido de noiva, acessórios e maquiagem?
E então partir para questões mais abrangentes:
Com o que elas sonham para o casamento?
Qual é a importância da moda na vida destas mulheres?
Quais são os seus principais medos em relação a auto-estima?
E assim por diante, até você descobrir tudo o que deseja saber sobre as suas potenciais clientes.
Passo 02: Colete a maior quantidade de dados que puder.
Descobrindo os seus objetivos chega a hora de coletar dados. Você pode elaborar formulários online com entrevistas e espalhá-las pela web através de ferramentas como o Survey Monkeys ou os Formulários do Google Drive. Você também pode criar um blog com conteúdo sobre casamentos e monitorar os dados no Analytics.
Também é uma boa opção fazer entrevistas pessoalmente com algumas pessoas que fazem parte do seu público-alvo. É muito tentador fazer isso com amigos e familiares, mas evite, pois eles nunca conseguirão dar uma opinião totalmente isenta a você.
Passo 03: Pesquise os concorrentes
Sempre haverá uma empresa com serviços parecidos com o seu, por isso é legal dar uma olhada no que eles vêm praticando. Antes de abrir a sua consultoria especializada em noivas você pode procurar os sites de outras consultoras que oferecem este tipo de serviço, você também pode procurar associações de profissionais e observar se há algum tipo de regulamentação sobre preços e serviços.
Quem quer investir em algum segmento que possua empresas com capital aberto tem uma grande vantagem nesta etapa da pesquisa. Empresas com acionistas devem, por lei, divulgar o seu balanço patrimonial ao público, lá você irá encontrar informações valiosas sobre investimentos, custos e lucros.
Passo 04: Teste a sua ideia
Após reunir todos os dados, você já tem uma boa noção do que pode funcionar ou não para o seu negócio online. A partir disso você pode elaborar um estudo sobre o que irá oferecer aos seus clientes e testar a sua aceitação.
Existem algumas formas de fazer isso: a primeira delas é usar a base de contatos que você conquistou criando conteúdo. No caso da consultoria para noivas é possível sortear consultas grátis com as noivas que acessam o blog e monitorar as reações delas.
Outro modo é usar as plataformas de crowdfunding. Com elas você poderá medir não só quem se interessa pelo seu serviço, mas também o quanto as pessoas apostam financeiramente no seu negócio. Crie uma campanha com uma meta realizável e ofereça pacotes de serviço como recompensa.
Bom site.
Bacana.