A matriz SWOT é uma das ferramentas mais importantes para quem está começando o seu negócio digital do zero. E você com certeza já a usou, mesmo sem saber que fazia isso.
SWOT é um acrônimo de Strenghts (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). No Brasil ela é conhecida também como FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).
Todas as vezes em que você precisou avaliar seus pontos fortes e fracos em entrevistas de emprego, por exemplo, você estava usando a matriz SWOT, mesmo que inconscientemente.
E ao avaliar quais eram as suas oportunidades de crescimento dentro da empresa e pensar sobre os problemas externos que poderiam atrapalhar a sua promoção você também usou essa matriz.
Para que serve a matriz SWOT?
A SWOT serve para te ajudar a traçar o cenário completo em que a sua ideia de empreendedorismo digital está inserida. Com ela você pode avaliar, de maneira objetiva, quais são os seus pontos fortes, as suas fraquezas, as oportunidades no caminho e, também, as ameaças que podem atrapalhar a sua ideia.
Por que ela é importante para a minha empresa?
Analisar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que permeiam a sua ideia de negócios irá te ajudar a estabelecer melhor quais são as ações necessárias para minimizar os riscos e aproveitar as oportunidades para empreender.
A matriz SWOT tem uma importância estratégica na hora de definir as prioridades de atuação e também ao fazer um diagnóstico preciso daquele momento da sua empresa.
Quando fazer uma análise SWOT?
Você pode fazer esse estudo periodicamente ou sempre que sentir a necessidade de estabelecer novas práticas para a sua empresa.
A primeira vez que você deve fazer a análise SWOT é quando decidir se tornar um empreendedor digital. Depois disso pode fazê-la uma vez por ano, a cada seis meses, ou sempre que achar conveniente.
Como funciona?
Criar uma matriz SWOT é muito simples. Você pode fazê-la até mesmo com um papel e caneta, o importante é ser muito sincero ao colocar todas as informações e depois analisá-las de maneira crítica.
O primeiro passo é analisar o seu ‘ambiente interno’, ou seja, as suas forças e fraquezas. Nesta etapa você só poderá colocar elementos que estão totalmente sob o seu controle.
Comece listando os seus pontos fortes. Você pode incluir características pessoais, se estiver fazendo uma análise sobre você mesmo, ou então quais são os recursos da sua empresa que trazem vantagens para o seu negócio. São exemplos de força:
- Equipe bem qualificada;
- Plano de carreira que estimule os funcionários;
- Boa estrutura tecnológica;
- Boa localização;
- Know how para resultados positivos.
Após listar as forças da sua empresa, é hora de listar as fraquezas. Novamente todas as informações devem estar relacionadas com os aspectos internos do negócio, como:
- Baixo poder de investimento;
- Finanças desreguladas;
- Alta rotatividade de funcionários;
- Relacionamento ruim com fornecedores;
- Não cumprimento de prazos.
Depois dessa etapa, chega a hora de analisar o ambiente externo da sua empresa. As oportunidades significam fatores do mercado e do ambiente econômico em que o seu negócio está inserido que tragam vantagens. Por exemplo:
- Mercado aquecido na sua área de atuação;
- Desenvolvimento de uma nova tecnologia que facilite a sua produção;
- Uma nova lei que traga vantagens para seu negócio;
- Um concorrente que fecha e deixa um vácuo no mercado;
- Um evento que traga novas possibilidades de negócios.
As ameaças seguem os mesmos princípios das oportunidades: fatores externos que dificultem a sua atuação, como:
- Crise econômica;
- Bancos limitando crédito;
- Novos impostos;
- A entrada de novas empresas no seu segmento;
- Conflitos armados ou terrorismo.
O que fazer com esses dados?
Uma vez listadas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, você deve elaborar um plano de ação que contemple:
- Aproveitar forças;
- Reduzir as fraquezas;
- Tirar vantagem das oportunidades,
- Monitorar e se adaptar às ameaças.
Tendo em mãos a matriz SWOT, você estará mais preparado para adotar estratégias e planejar ações assertivas, que levem o seu negócio ao sucesso.
Gostou deste conteúdo? Então, leia também 5 formas de usar a análise SWOT para melhorar os resultados de uma empresa. Este conhecimento com certeza impactará a forma como você guia seu empreendimento.
Aplico isso nas análises que faço em meus clientes. É sempre importante ter essa visão do negócio. Muitos não tem nem ideia do potencial que tem nem dos problemas que os impedem de expandir seus negócios… Bacana o conteúdo!