Em todos os anos em que eu venho ajudando empreendedores a lançar os seus produtos online, já me deparei inúmeras vezes com uma situação. O empreendedor tem uma boa ideia, faz o seu plano de negócios, encontra apoio técnico e investidores para viabilizar a sua empresa. Então, ele aluga um escritório, contrata funcionários e lança seus produtos. No entanto, eles não deslancham e trazem pouco ou nenhum retorno para os empreendedores. Isso faz com que eles acabem falindo antes mesmo de conquistar o número de clientes que esperavam no início do seu planejamento.
É nesta situação que muitos empresários procuram a Fórmula de Lançamento. Eles, muitas vezes, não sabem o que fazer para que seus negócios possam ao menos cobrir os gastos gerados.
Pensando em combater esta situação, o empreendedor americano Eric Ries criou o conceito de Lean Startup, ou, em tradução livre, “startup enxuta”. Esse método prevê a eliminação de qualquer desperdício no processo de lançamento de novos produtos.
A metodologia de Ries propõe a inversão dos processos tradicionais de abertura de uma empresa. Em vez do empreendedor criar toda a estrutura para o funcionamento da companhia e depois colocar o produto no mercado, Ries propõe que o lançamento seja uma das primeiras ações.
Como a metodologia Lean Startup funciona
Você deve estar perguntando: como isso pode funcionar? Como irei convencer meus clientes a adquirir produtos sem oferecer uma estrutura completa para eles?
Ries propõe que o empreendedor se preocupe primeiro em criar um modelo de negócios simplificado, usando o método Canvas, para identificar qual valor a sua empresa gera para os clientes e elencar algumas hipóteses para o funcionamento da empresa, sem pensar nos inúmeros detalhes que um plano de negócios tradicional exige.
A partir disso, o empreendedor deve criar um Produto Mínimo Viável ou Minimum Viable Product (MVP) para validar a sua ideia de negócios. O MVP nada mais é do que uma versão beta do seu produto. A ideia é que ele seja criado rapidamente, usando o mínimo de recursos possível. Então, ele é apresentado ao público, que poderá interagir com o produto e enviar seu feedback imediatamente.
Com o MVP no mercado, é hora de desenvolver a sua relação com os clientes. O empreendedor deve adotar uma série de indicadores de desempenho para avaliar a reação do mercado ao seu produto e fazer os ajustes necessários com agilidade e coerência. Dessa forma, o negócio vai crescer à medida que o produto alcançar cada vez mais pessoas.
Qual o impacto da Lean Startup nos negócios digitais
Existem muitas vantagens ao adotar a metodologia Lean Startup em sua empresa digital. A primeira é a possibilidade de “começar fazendo”. Isto é, deixando os gastos com a estrutura maior do negócio para um momento em que estiver obtendo retorno.
Outro benefício é o fortalecimento da relação com o cliente. Apresentar um produto rapidamente e interagir com o público-alvo de maneira mais próxima é essencial para quem precisa entender as necessidades do público tão profundamente quanto o empreendedor digital.
Quem é Eric Ries
Eric Ries é um empreendedor do Vale do Silício, conhecido como o guru das startups enxutas. Ele iniciou a sua carreira empreendedora ao fundar a IMVU. Ela era uma rede social que permitia a interação entre usuários por meio de avatares 3D. A experiência, no entanto, foi um fracasso. Com ela, Ries conseguiu perceber que muitas vezes, mesmo com uma equipe bem preparada, os produtos não eram bem aceitos pelos clientes.
A estudar o método de produção otimizado da Toyota, conseguiu elaborar uma forma de trabalho universal, altamente eficaz para neutralizar as vulnerabilidades de pequenos negócios, que é a Lean Startup. Ries então aplicou os seus preceitos na IMVU e, em 2006, a empresa conquistou seu primeiro milhão em faturamento. Cinco anos depois, o faturamento anual da IMVU já era de US$ 40 milhões.
Neste meio tempo, Ries começou a oferecer consultoria independente para diversos empreendedores. Além disso, lançou um livro para difundir a ideia das Lean Startups e passou a trabalhar aconselhando pequenos negócios. Entre os cases de sucesso dele está o Dropbox.
ERRO !!!
(Cinco anos depois, o faturamento anual da IMVU já era de US$ ****40 milhões.)
Foram: US$ 50 milhões
Adorei a matéria. É a desconstrução e a reconstrução da forma de pensar de um negocio.
Excelente matéria, Érico! Meu cérebro entra em ebulição com tanta coisa nova. rs Ainda mais após 30 anos formatado pelo modelo paternalista do funcionalismo público. Ual!