Inteligência competitiva: como desenvolver esta habilidade para alavancar o seu negócio

inteligência competitiva

Quando o empreendedor desenvolve a sua ideia de negócio é comum que faça primeiro uma pesquisa detalhada sobre o mercado em que a sua empresa estará inserida, certo? O processo de analisar as tendências, coletar dados sobre o comportamento e as vulnerabilidades dos concorrentes e identificar a competitividade da própria empresa de maneira ética e legal é considerado uma habilidade muito importante: a Inteligência Competitiva (IC).

O conceito de inteligência competitiva é diferente da pesquisa de mercado, pois prevê uma análise mais profunda das informações encontradas pela pesquisa. A IC também se distingue das outras formas de exame da concorrência, pois prevê um acompanhamento constante e sistemático da competitividade da empresa.

Por que usar a inteligência competitiva na sua empresa

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” – Sun Tzu

Usar a inteligência competitiva no seu negócio facilita a tomada de decisões coerentes com o momento do mercado, além de fornecer repertório suficiente para que você possa estar sempre à frente dos seus concorrentes.

Conquistar esta habilidade é importante para que as suas decisões sejam focadas e orientadas ao aumento da sua competitividade perante os outros players do mercado, sejam elas pensadas para o adiantamento de tendências ou para defender a sua empresa dos movimentos da concorrência com agilidade.

Usar a IC da maneira correta permite que você crie diferenciais estratégicos para a sua empresa, principalmente em cenários onde muitos negócios oferecem soluções similares para os problemas do seu público-alvo, aumentando a sustentabilidade do seu negócio.

Com uma boa implementação da inteligência competitiva na sua empresa você estará apto a:

  • Identificar com precisão as ameaças e oportunidades que cercam o seu negócio;

  • Adaptar a sua estratégia de acordo com os movimentos do mercado;

  • Desenvolver um plano de ações melhor fundamentado;

  • Observar a repercussão das estratégias usadas pelos seus concorrentes;

  • Acompanhar a repercussão de suas próprias ações sobre o mercado;

 

Como implementar a IC no seu negócio

Um plano de inteligência competitiva é baseado em 5 etapas: planejamento, coleta de dados, análise, disseminação das informações e desenvolvimento de estratégia.

A primeira etapa é o planejamento, onde são definidos os objetivos de mercado e levantadas as necessidades de informação. Por exemplo, uma imobiliária que administra diversos imóveis para aluguel de temporada pode ter como objetivo criar uma ação online para conquistar novos clientes para a alta temporada. É definido que eles precisam saber qual é o comportamento online de seus clientes e também quais ações os seus concorrentes diretos já estão tomando para atrair clientes na internet para definir a sua própria estratégia.

Durante a segunda fase, de coleta de dados, é que o empreendedor observa o mercado. A nossa imobiliária fictícia irá procurar dados online dos seus concorrentes e também do seu público-alvo, com o objetivo de reunir o máximo de informações.

Já na terceira etapa, análise dos dados, os executivos da empresa se debruçam sobre os dados coletados, procurando relações entre os números e o foco geral da pesquisa. É muito importante que o analista que manipula estes dados conheça muito bem o mercado e tenha a mente aberta para encontrar insights que saiam do óbvio.

A quarta etapa é a de disseminação de informações: o analista criará um relatório baseado nos dados coletados mostrando quais foram as principais tendências que encontrou. Este relatório é encaminhado para a pessoa que traça as estratégias da empresa

O último passo é a definição de uma estratégia, ou de um plano de ações, que possa aproveitar as oportunidades encontradas e neutralizar as ameaças. A partir daí o processo volta para o início, criando um ciclo estratégico de estudos sobre o mercado.

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