Negócios digitais oferecem produtos intangíveis e, por essa razão, o controle de qualidade dos serviços é um fator fundamental para o seu sucesso. Uma forma de fazer este controle é adotando alguns indicadores de qualidade, ou seja, métricas específicas capazes de medir o desempenho de cada aspecto do negócio, quantitativa e qualitativamente.
Existem inúmeros tipos de indicadores de qualidade que a sua empresa pode adotar, a decisão de escolher entre um e outro depende de algumas circunstâncias, como, por exemplo, o tipo de produto que a sua empresa vende, as formas de produção e a presença ou não de uma equipe de vendas interna. Dependendo da natureza do seu negócio, você deverá eleger indicadores diferentes para medir a qualidade dos seus processos, mas com certeza, aderir a bons índices trará muitas vantagens para o seu negócio.
Indicadores de qualidade ajudam a estabelecer e verificar metas
Se você deseja criar uma política de metas dentro da sua empresa, possuir indicadores de qualidade específicos é muito importante. Será através deles que você poderá medir o desempenho das vendas, observar o andamento da produtividade e verificar, periodicamente, se os resultados esperados são atingidos ou não e fazer os ajustes necessários.
Verifique a satisfação dos clientes com os indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade também servem para medir o grau de satisfação dos clientes e também acompanhar o volume de reclamações todos os meses. Desta forma, os indicadores se tornam uma ferramenta estratégica para verificar a eficácia do seu negócio em garantir uma boa experiência para os consumidores.
Adotar os indicadores corretos torna a gestão de pessoas mais eficiente
Mais uma razão para usar os indicadores de qualidade para o seu negócio: verificar a satisfação, o grau de rotatividade e de absenteísmo dos funcionários. Os indicadores permitem que o RH faça um controle direto sobre estas questões e possa tornar a gestão de pessoas muito mais eficiente, dando feedbacks mais frequentes e resolvendo qualquer problema com uma agilidade maior.
Indicadores de qualidade mais comuns
Cada empresa deve definir quais serão os indicadores mais adequados para mensurar a performance dos seus negócios, contudo existem alguns indicadores gerais que são utilizados por quase toda empresa, tais como:
Índice de satisfação dos clientes: Este dado deve ser coletado pelo menos uma vez por ano em pesquisas com os clientes. Este indicador busca calcular a porcentagem de avaliações ‘ótimo’ ou ‘bom’ para a qualidade do serviço prestado na seguinte fórmula:
Número de avaliações ‘ótimo’ e ‘bom’ X 100 / total de avaliações = índice de satisfação
Índice de produtividade: O indicador que mede a produtividade dos funcionários compara o número de recursos empregados em uma função (número de funcionários) com o retorno gerado para a empresa (faturamento):
Faturamento Mensal X 100 / Número de funcionários = média de produtividade sobre faturamento
Índice de rotatividade: A rotatividade é um bom indicador do clima geral dentro da empresa. Quando ela é alta, cabe identificar possíveis problemas de gestão. Para descobrir como anda a rotatividade da sua empresa, você deve calcular:
Número de colaboradores que saiu da empresa (p/ mês) x 100 / total de funcionários = índice de rotatividade mensal de funcionários.