Criar um negócio lucrativo com pouco é o sonho de qualquer empreendedor digital, mas você sabe quais são as características que trazem a lucratividade para um negócio digital?
Na minha jornada, esse foi um dos primeiros desafios: garantir uma boa margem de retorno trabalhando com produtos intangíveis. E mesmo depois, ao prestar consultoria para milhares de empreendedores digitais ao longo dos anos, descobri que todos começam com a mesma dúvida:
Como garantir a lucratividade em um negócio digital?
A primeira coisa que você deve ter em mente é que a tão sonhada lucratividade não é um bicho de sete cabeças. Ela é muito mais fácil de atingir quando se constrói um negócio digital justamente porque os investimentos iniciais, que precisam ser pagos antes que você obtenha lucro real, são muito mais baixos.
O primeiro passo rumo a um negócio lucrativo deve acontecer logo na fase de planejamento. Quando o empreendedor cria o seu plano de negócio já deve ter em mente quais são as possibilidades de crescimento do seu negócio e como ele irá agir para aproveitar estas oportunidades.
É muito importante que o seu plano de negócio contenha uma estratégia para o crescimento ao longo do tempo. Metas, planos de ação e análises contínuas devem ser feitas regularmente pelo empreendedor para que ele não perca as novas oportunidades do mercado e também possa neutralizar ameaças com agilidade.
Manter um custo fixo baixo é um dos principais fatores para garantir a lucratividade de qualquer empresa, e neste quesito qualquer negócio digital já apresenta vantagens em relação aos negócios tradicionais.
Alguns gastos típicos de empresas físicas são superficiais em negócios digitais, tais como a locação de sedes em grandes centros financeiros, com aluguéis mais caros, custos com a compra de matéria-prima para a criação de produtos e assim por diante. Quanto mais enxuta for a sua estrutura, maior será a rentabilidade do seu negócio. Só é preciso ficar atento e encontrar um ponto de equilíbrio para proporcionar a qualidade necessária aos seus produtos com custos baixos.
Os clientes se tornam cada vez mais lucrativos ao longo do tempo. Pense comigo: você investe em produção de conteúdo, criação de produtos e materiais ricos para a captação de leads, e-mail marketing, relacionamento, tudo para conquistar um novo cliente. Por mais que estes esforços dependam somente do seu trabalho, são muitos recursos investidos para captar um novo cliente.
É muito mais barato manter o relacionamento com um cliente já conquistado do que partir atrás de novos, pois basta cultivar uma boa relação com ele para garantir a sua volta às negociações com a sua empresa sem despender tantos recursos.
Eu não estou dizendo que você não deve empregar esforços para conquistar novos clientes, você deve fazê-lo, mas dividir a sua atenção com as pessoas que já compraram seus produtos e serviços é uma forma inteligente de garantir a satisfação delas e, assim, aumentar a lucratividade do seu negócio.
Empresas lucrativas têm as contas em dia. Dados atualizados sobre as entradas, saídas e dívidas da empresa são essenciais para manter a saúde financeira do seu negócio. Somente com o controle absoluto das contas, o empreendedor poderá tomar medidas estratégicas em relação aos próprios gastos e possibilidades de investimento, fazendo o negócio crescer e lucrar.
Outra característica fundamental de um negócio lucrativo é a entrega de valor na vida de seus clientes. Empresas que fornecem soluções podem cobrar mais do que empresas que vendem simples produtos. Por isso é essencial que você posicione o seu negócio de acordo com a diferença que ele faz na vida das pessoas e cobrar o quanto a sua solução vale e não o que ela custa.
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