O setor de franchising é um dos que mais cresceu nos últimos anos no país. O faturamento das franquias no Brasil aumentou mais de 400% no período entre 2003 e 2014, segundo pesquisa realizada pelo Portal do Franchising.
Esta evolução caminha lado a lado com o crescimento do número de redes de franquias no Brasil, que passou de 678 para 2.942 no mesmo período. Isso significa que os empreendedores não estão só criando os seus próprios negócios, como têm um potencial de crescimento tamanho que estão expandindo seus modelos de negócio através do franchising!
Por que você deve considerar a ideia de incluir o seu negócio no sistema de franquias no Brasil?
Uma vez que você tenha validado a sua ideia de negócio e a sua empresa já tenha apresentado resultados satisfatórios, chega o momento de investir na expansão.
Você tem algumas formas de fazer isso: uma delas é aumentar a estrutura do seu negócio internamente, deixando a sua empresa cada vez maior. A vantagem desta decisão é a centralização das decisões e dos lucros e investimentos dentro do seu negócio. Já a desvantagem é que, ao aumentar a estrutura interna do seu negócio você acaba precisando adequar as cargas tributárias, o número de funcionários e as finanças do seu negócio ao novo tamanho da empresa.
Outra alternativa é adotar o modelo de franquias. Você pode criar um sistema de filiais que contemplem determinadas regiões, pensar em modelos mais enxutos e expandir o seu negócio de forma descentralizada. A grande vantagem deste modelo de expansão é poder aumentar o poder de alcance da sua marca sem precisar inflar a estrutura interna, acelerando o processo de crescimento.
Como posso transformar o meu negócio em uma franquia?
O primeiro passo para transformar o seu negócio em uma franquia é pensar na relação que você terá com os franqueados. Existem três tipos de franquia.
1 – Franquia de primeira geração: A franqueadora cede o uso da marca, mediante pagamento de royalties, e permite a comercialização de seus produtos ou serviços, mas não obriga o franqueador a fornecer produtos e serviços somente para os franqueados, permitindo que o seu negócio também comercialize os seus produtos e serviços através de sites afiliados, lojas multimarcas e etc.
2 – Franquia de segunda geração: Diferente da primeira, esta modalidade de franquia já prevê a exclusividade de comercialização dos produtos e serviços do franqueador somente nas unidades franqueadas. Esta modalidade de franquia é mais segura para ambas as partes e é considerada a forma mais tradicional de franquia no Brasil.
3 – Franquia de terceira geração: Esta modalidade é a mais usada em projetos de franquias digitais, pois prevê não só a cessão de uso da marca e comercialização dos serviços, como a passagem de todo o know how operacional para a rede de franqueados. A franquia de terceira geração pode apresentar um risco ligeiramente maior para o franqueador, por isso os contratos são mais rígidos, garantindo um período maior de vínculo entre a franqueadora e o franqueado.