Philip Kotler é considerado um dos pais do Marketing. Ele praticamente inventou este conceito. Hoje, ele é um palestrante e professor ativo que não deixa de transmitir os seus insights e sua experiência com empreendedores do mundo todo. Como eu, Erico Rocha, sou um grande admirador deste grande pensador do Marketing, não poderia deixar de compartilhar com você, empreendedor que está em busca de novas formas de investir no Marketing da sua empresa, os 7 ensinamentos de Marketing de Kotler.
Saiba quem é Philip Kotler
Philip Kotler é um professor universitário norte-americano considerado um dos maiores nomes do Marketing e um dos principais gurus da administração. O seu livro, Administração de Marketing, lançado na década de 1960 é considerado a bíblia do Marketing e é adotado até hoje em universidades de todo o mundo como bibliografia básica. Abaixo, conheça os 7 principais ensinamentos desse mestre.
1. Aposte em boas histórias
Histórias humanas e carregadas de significado são ferramentas poderosas para fazer o cliente encontrar identificação com a sua marca. Lembre-se que todos nós passamos por uma jornada única, cheia de barreiras e percalços, mas compartilhamos um repertório comum de lembranças, formas de criar vínculo e conquistas. Trabalhe estes pontos na sua comunicação e invista no storytelling para contar boas histórias aos seus clientes.
2. Toque o espírito do consumidor
Hoje em dia, os consumidores não querem só adquirir produtos, na verdade, esta visão de consumo desenfreado ganha cada vez mais críticos. A grande necessidade das pessoas é fazer do mundo um lugar melhor para se viver, e isso influencia em suas decisões de compra.
Por isso, demonstre ao seu cliente o quanto você se importa com este novo paradigma e o que a sua empresa está fazendo para ajudar a transformar o planeta em um lugar melhor. Não basta tocar as suas emoções, mas também os seus espíritos.
3. Nunca deixe de inovar
Kotler afirma que uma empresa que não muda tende a morrer. E com a velocidade em que as transformações vêm acontecendo, inovar virou uma obrigação constante.
É obrigação das empresas trazer soluções novas para velhos problemas e aquelas que não entendem os sinais do mercado à sua volta estão fadadas à extinção.
4. Marque presença nas novas mídias e no mobile
Os consumidores têm informação na palma das mãos e baseiam suas decisões de compra nos dados que encontram em tempo real, marcar presença nas mídias sociais e investir na comunicação mobile é uma obrigação estratégica. Investir em técnicas de comunicação e interação para estes meios, além de ficar atento à sua reputação on-line pode fazer a diferença entre o sucesso do seu negócio e o fracasso, diz Kotler.
5. Valorize o design
Não basta fornecer o produto, as empresas precisam gerar valor e fazer a diferença na vida do seu cliente. Sendo assim, um bom design traz uma experiência sensorial que é capaz de encantar o cliente e este é o objetivo final do Marketing.
6. Transforme a loja física
Segundo Kotler, a loja física vem perdendo a sua razão central de ser: um lugar prático para fazer compras.
Neste ponto, as lojas virtuais já superaram as físicas há muito tempo. É preciso então reinventar a loja física, transformá-la em uma experiência. As grandes marcas, hoje, vendem muito mais o seu lifestyle do que produtos. É preciso que a loja física seja um lugar para vivenciar o estilo de vida da marca.
7. Também há lugar para o Marketing nos negócios B2B
As empresas que fornecem produtos e serviços para outras empresas também podem investir no Marketing. Kotler nos diz que há um mito no mercado do Marketing de que a comunicação com o cliente é uma particularidade dos negócios B2C, contudo qualquer empresa pode investir em boas campanhas de Marketing.
O caso da Intel é muito significativo, quando criaram a campanha Intel Inside, transformaram a visão do consumidor final sobre a importância de verificar a procedência dos processadores dos computadores. Estes consumidores passaram a exigir dos fabricantes de computador a presença dos chips Intel nas máquinas, aumentando significativamente as vendas.
Agora que você já sabe os ensinamentos do mestre Kotler, continue acompanhando o nosso portal. Temos sempre as principais novidades sobre o mundo do empreendedorismo!
Comecei a me apaixonar por marketing quando fiz uma disciplina na faculdade. Estudamos a bíblia do marketing, Kotler! Incrível!! Abriu minha mente!