Um dos dilemas comuns das grandes empresas é como continuar inovando mesmo com uma estrutura robusta. Esse, no entanto, não é o problema das empresas mais inovadoras do mundo. Elas começaram como startups digitais e hoje são gigantes em seus setores de atuação.
Por isso, para quem deseja começar um negócio digital e fazê-lo crescer sem perder o potencial criativo, é interessante olhar para elas e tentar tirar lições valiosas sobre inovação e empreendedorismo. Então, que tal começar?
Buzzfeed
Esse grupo de mídia global publica conteúdo viral em seis línguas diferentes e possui mais de 7 bilhões de visualizações mensais em todo o mundo.
Para alimentar toda esta audiência, o Buzzfeed conta com 18 escritórios e cerca de 1.000 funcionários. Mesmo com toda essa estrutura, é considerado pela Fast Company a empresa mais inovadora de 2016, com uma capacidade incrível de se reinventar.
Cultura na empresa
A cultura do Buzzfeed é de ter a mente aberta para todo o tipo de conteúdo que interesse o seu público-alvo. A empresa trata conteúdos jornalísticos, publieditoriais e de entretenimento de maneira igualitária.
Outra aposta do Buzzfeed é na interação com a base de usuários. Muitas das pautas que fazem sucesso são criadas pela Buzzfeed Community, que é a rede de usuários que colaboram com o site de maneira gratuita.
Eles também acompanham um tendência entre as grandes empresas: investem muito no mobile, com 5 aplicativos para smartphones, além nas mídias sociais, nas quais estão 75% dos usuários que consomem o conteúdo da empresa.
Uma das grandes empresas de comunicação da atualidade tem como base um lema muito específico: tornar o mundo mais aberto e conectado. Essa missão baseia toda a cultura do Facebook, que fala sobre “o jeito hacker de pensar e agir”.
Esta cultura, altamente disseminada na empresa, diz que tudo deve ser feito da maneira mais rápida possível, o que conversa com o conceito de Produto Mínimo Viável e com o fato de que os novos projetos devem testar o limite do que pode ser feito.
Cultura na empresa
O Facebook envolve os seus funcionários em todos os processos criativos, premiando as melhores ideias, independentemente do cargo de quem a sugeriu, e promovendo maratonas de programação, as Hackatons.
Nessas maratonas, as pequenas equipes competem para encontrar novas soluções para algum problema. A maior parte das inovações da empresa surge a partir disso.
Netflix: uma das grandes empresas que investem em inovação
A Netflix começou como uma empresa de locação de DVDs pelo sistema delivery e, hoje, quando esse modelo de negócios está praticamente morto, a empresa lidera o setor de streaming de vídeos, com 62 milhões de usuários cadastrados.
Cultura na empresa
Um dos principais segredos da cultura da Netflix é o equilíbrio entre liberdade e responsabilidade. Lá, os funcionários têm liberdade para fazer os próprios horários e marcar as próprias férias quando e pelo tempo que quiserem.
Parece loucura, mas essa política acaba gerando o efeito contrário do que seria esperado pela maioria das pessoas. Os funcionários tiram férias curtas e trabalham bastante, criando soluções inovadoras para o negócio.
Se você quer saber mais sobre inovação e empreendedorismo digital, confira as novidades da nossa newsletter. Para recebê-las, basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado ao final desta página. Assine!