Ao criar uma empresa, você também precisa definir a missão dela! É isso que dá um propósito ao negócio, que norteia todas as ações da sua companhia e que, em muitos casos, atrai talentos. Portanto, saiba mais sobre o assunto e aprenda como criar uma missão condizente com os seus objetivos.
Por que é importante definir uma missão?
É através da missão que uma corporação estabelece e divulga a sua razão de existir. Sim, essa é uma tarefa que não é fácil, porém é necessária.
Ao fazer isso você passa a entender claramente qual será o valor entregue pelo seu negócio. É a missão corporativa que mostrará o grande diferencial do que você e os seus funcionários fazem.
Além disso, a missão também faz parque do plano de negócio e orienta todas as decisões estratégicas da sua empresa, como:
- a criação ou extinção de produtos;
- técnicas de vendas a serem usadas;
- formas de treinamento;
- remuneração de funcionários;
- perfil dos executivos que serão contratados.
Isso acontece porque todas as ações da sua empresa estarão voltadas para tornar a propósito que escolheu uma realidade.
Afinal, como definir a missão corretamente?
Para definir qual é a missão da sua empresa é preciso certa reflexão. Pense, com calma, em questões como:
- para que a empresa existe?
- qual é o propósito social?
- o que a empresa faz?
- qual é o público-alvo?
Quando você reflete sobre esses aspectos fica mais claro qual é o papel do seu negócio diante dos problemas da sociedade., qual é o valor que ele traz ao mundo e, principalmente, a diferença que a sua empresa faz na vida das pessoas.
Seja sucinto
Para que a missão seja de fácil compreensão para todos, sintetize as respostas em uma frase ou em um parágrafo. Ela deve ser curta, pois deve ser ensinada a todos os colaboradores, que deverão consultá-la sempre que precisarem tomar uma decisão não prevista nas políticas da empresa.
Um exemplo muito inspirador é o da Walt Disney Company. “Alegrar pessoas”. Além de ser simples, ela resume perfeitamente o que a empresa faz.
Todas as políticas da Disney são voltadas para a concretização dessa proposta, desde as diretrizes para o lançamento de um novo longa-metragem, até as regras de atendimento dentro dos parques e hotéis da empresa.
Agora que já conhece as principais dicas para definir a missão da sua empresa, assine a minha newsletter, ao final desta página. Assim, receberá diversos conteúdos interessantes sobre empreendedorismo e gestão de negócios!