Um dos passos fundamentais para a criação de um negócio digital é a formalização da empresa. Para fazer isso é preciso emitir um CNPJ , registrar a marca no INPI e criar o contrato social indicando a natureza do seu negócio e a participação de cada um dos sócios na empresa.
Este documento é a base legal do seu negócio, o seu papel é parecido com o de uma certidão de nascimento. Sem este contrato é impossível conseguir financiamentos junto aos bancos, adquirir bens ou estabelecer parcerias formais em nome da empresa. Por isso, é importante saber confeccioná-lo da maneira correta.
Antes de começar a redigir o seu contrato social
É muito importante que você tenha pleno conhecimento do tamanho e da natureza do seu negócio antes de pensar na sua formalização. Você consegue ter este panorama criando um plano de negócio para a sua empresa.
Ter um plano de negócios pronto é interessante pois a estrutura prevista para a sua empresa influencia na complexidade do seu contrato social. Não tenha medo de procurar consultores especializados na abertura de empresas ou empresários mais experientes para atuar como seus mentores nesta etapa.
Definindo a natureza do seu negócio
O primeiro passo para criar o seu contrato social é definir qual será a natureza da sua sociedade. Existem algumas opções, como o regime de sociedade de responsabilidade limitada, a sociedade anônima, as microempresas e as empresas individuais.
Aconselho que você procure ajuda especializada de um advogado societário ou de um contador para pensar nesta questão, pois a escolha irá impactar diretamente no regime de tributação da sua empresa, afetando os custos e possibilidades de lucratividade do seu negócio digital.
Participação dos Sócios
Muitos negócios digitais começam com mais de um sócio e é preciso definir qual será o papel de cada um dentro da empresa e também os direitos deles sobre os lucros de cada ano.
A participação de cada sócio é definida por quotas. Elas são diretamente proporcionais em relação aos investimentos de cada sócio no início do projeto, ou seja, quem entra com mais dinheiro na criação do negócio tem direito a mais quotas de participação, que serão revertidas em porcentagem dos lucros no futuro.
Também é importante definir quais serão as responsabilidades de cada sócio dentro da empresa, quais áreas se reportam a cada um, quais decisões precisarão ser tomadas com a autorização de todos os sócios e quais cada um tem autonomia para decidir.
Outro aspecto definido no contrato social é a remuneração de cada sócio. Nele devem constar o Pró-labore, uma espécie de salário fixo de cada sócio, e também as condições de retiradas de lucro, com as porcentagens e datas em que podem acontecer.
Listando as atividades da empresa
Um fator muito importante a ser listado no contrato social do seu negócio é a natureza das atividades da empresa. No caso de empresas digitais, a natureza dos serviços deve ser definida conforme as especificidades da área. Para descrevê-las você deve recorrer ao seu plano de negócios. O que a sua empresa venderá? Qual é o seu produto ou serviço? Estas respostas que deverão ser descritas no seu contrato.
Escolha a sede da empresa
Embora este detalhe do contrato social pareça óbvio, escolher o endereço da empresa é uma tarefa mais complexa do que parece. Isso porque embora os negócios digitais possam ser administrados de qualquer lugar, muitas cidades possuem restrições na atuação de empresas em áreas residenciais. É preciso que você fique atento à legislação da sua cidade para que possa definir corretamente a sua sede.
Agora que você já sabe quais são as etapas necessárias para criar um bom contrato social para a sua empresa digital, cadastre o seu e-mail no campo destacado nesta página para receber mais sacadas sobre empreendedorismo e marketing digital.