Abrir um negócio digital exige que o empreendedor esteja disposto a correr certos riscos. Por isso as agências de fomento ao empreendedorismo, consultores e coachings aconselham que o empreendedor minimize as chances de fazer o seu negócio dar errado estudando muito bem o seu ramo de atuação. As pesquisas de mercado são um dos principais instrumentos para isso.
Fazer uma pesquisa de mercado, contudo, é uma necessidade a ser avaliada pelo empreendedor. Isso porque muitos dados que ele pode estar procurando já estão disponíveis na internet, como é o caso de dados demográficos e econômicos, amplamente divulgados pela imprensa e institutos de pesquisa.
Para que servem as pesquisas de mercado?
As pesquisas de mercado devem ser feitas para conseguir dados específicos sobre a área de atuação do empreendedor se não estiverem disponíveis em nenhuma outra fonte. Podem ser dados sobre a aceitação de um produto ou serviço específico, ou conhecer de maneira mais profunda o perfil comportamental do seu público-alvo.
Existem dois tipos principais de pesquisa de mercado: as pesquisas quantitativas, que avaliam dados numéricos, como a quantidade de pessoas dispostas a algum tipo de ação ou o percentual de indivíduos em uma determinada classe social, por exemplo; e as pesquisas qualitativas, que avaliam informações subjetivas, como o processo de decisão de um grupo de pessoas ou a análise de um estilo de vida.
Como posso usar a pesquisa de mercado no lançamento do meu negócio digital?
O lançamento de um novo negócio digital é sempre um acontecimento importante, por isso uma boa pesquisa de mercado costuma anteceder este evento.
Você pode usar as pesquisas de mercado para validar a sua ideia de negócio, para obter insights sobre a aceitação de um novo produto ou serviço e também para verificar a viabilidade do seu negócio.
Fazê-las está cada vez mais fácil. Você pode criar um formulário online em plataformas gratuitas e distribuir em grupos de pessoas ligadas à sua área de atuação nas mídias sociais.
Evite distribuir a sua pesquisa entre familiares e amigos próximos, a não ser que eles façam parte do seu público-alvo, para evitar resultados distorcidos (Eles podem ser muito benevolentes com a sua pesquisa, já que ela pertence a você, ou ainda responder sem conhecimento de causa).
Para saber mais sobre as etapas corretas para criar um negócio digital, assine a nossa newsletter. Basta cadastrar o seu e-mail no campo destacado nesta página para receber gratuitamente as sacadas e ideias exclusivas de Erico Rocha para empreendedores.
Ótimas informações que só vem contribuir e agregar ao que estamos buscando. Conteúdo fácil, esclarecedor. Grande aprendizado.