Um dos principais pontos do planejamento de qualquer negócio digital é o plano de vendas. É através de um planejamento estruturado que o empreendedor conseguirá fazer as conversões necessárias para conquistar a receita necessária para a sustentabilidade do seu negócio.
Para criar um bom planejamento de vendas, é preciso que o empreendedor tenha em consciência das oportunidades de negócio que podem ser aproveitadas e possuam uma noção muito precisa das forças e fraquezas da sua estrutura e plano de negócio.
Comece o seu plano de vendas pelos objetivos
O primeiro passo parar criar o seu plano de vendas é definindo os seus objetivos para um determinado período. Pode ser o próximo ano, um semestre ou até mesmo o próximo mês. O importante é saber que a sua meta terá um determinado tempo para ser cumprida. Se você nunca criou um planejamento de vendas, o meu conselho é: vá do universo macro para o micro. Descubra o quanto precisa crescer por ano e depois divida este valor pela quantidade de meses, semanas e dias.
A sua meta de vendas deve estar alinhada com os objetivos do seu plano de negócio e também com as possibilidades reais da sua empresa. Lembre-se que quando você aumenta a meta de vendas, é possível que você precise aumentar a equipe também. Por isso é necessário verificar se você pode arcar com estes custos.
Montando a equipe de vendas
Com objetivos traçados, é possível que você descubra que precisa montar uma equipe do zero ou ainda renovar a sua. Descubra qual é o perfil necessário que os profissionais precisam ter e como será a sua forma de trabalho. Procure encontrar profissionais com habilidades complementares e perfis comportamentais fáceis de integrar.
Definindo as estratégias
Com a equipe certa e os objetivos definidos, chega o momento de elaborar quais estratégias serão utilizadas para atingir as metas. É importantíssimo, nesta fase, o máximo de integração com a área de marketing da empresa, pois grande parte das estratégias podem ser trabalhadas pelos dois setores, que atuam de maneira complementar entre si.
É aqui que você define como irá atingir o público-alvo, que tipo de informação usar para gerar leads, quais são as barreiras e objeções mais comuns e como superá-las, enfim, elaborar todo o caminho para realizar as vendas e atingir os objetivos do seu plano de vendas.
Agora que você já sabe como criar o seu plano de vendas, descubra as novas sacadas e dicas exclusivas de Erico Rocha na newsletter do Ignição Digital. Para assiná-la basta cadastrar o seu e-mail gratuitamente no campo destacado nesta página.