Uma boa estratégia de marketing começa com um planejamento eficiente. Aprender como elaborar um plano de marketing é uma das habilidades mais importantes de um empreendedor digital. Isso porque os negócios da internet são baseados, quase que completamente, em estratégias de marketing.
É muito comum que os empreendedores confundam o planejamento de marketing com um plano de publicidade, pensando somente nas estratégias para divulgar o seu negócio. Contudo, um bom plano de marketing engloba a totalidade do negócio e prevê quais são as necessidades mercadológicas da empresa como um todo, da elaboração do plano de negócios até a conclusão da venda para o seu público-alvo.
Tudo sobre como elaborar um plano de marketing eficaz
Uma das principais dicas que posso dar para quem busca criar um bom planejamento de marketing é: tenha humildade para encontrar as respostas necessárias para criar um plano eficiente. Ele irá exigir que você encontre os pontos fracos do seu negócio e é preciso exercer a autocrítica com sinceridade para dar resultados.
7 Passos para elaborar o seu plano de marketing
A razão de qualquer estratégia de marketing é criar um benefício que traga satisfação ao cliente. Desta forma, você precisará conhecer este público muito bem. Esaa missão fica muito mais fácil quando o empreendedor escolhe um nicho de mercado específico e se dedica a estudá-lo em profundidade.
1. Estude o seu público-alvo
É preciso que você, como empreendedor, saiba quais são as necessidades do seu público, o que eles precisam ou desejam, quais são seus principais desejos e objetivos, o que eles fazem em seu tempo livre, o que consomem, onde se informam, etc.
Um bom planejamento de marketing será dedicado a conhecer as principais características do seu público-alvo e a trazer satisfação para eles.
2. Avalie o seu negócio
Uma vez familiarizado com as necessidades e desejos do seu público-alvo, chega a hora de analisar os aspectos internos da sua empresa. Utilize a matriz SWOT para entender quais são as condições reais da sua empresa em atender as necessidades do seu público-alvo. Confira quais são as características favoráveis do seu negócio para aproveitar as oportunidades do mercado e quais pontos devem ser melhorados. Assim vai ser mais fácil aprende como elaborar um plano de marketing.
3. Avalie a concorrência
Da mesma forma que você avalia os aspectos internos do seu negócio, convém avaliar os concorrentes com o intuito de identificar quais oportunidades eles não estão aproveitando e onde a sua empresa pode começar a atuar.
4. Estabeleça as suas metas e um cronograma
Conhecendo o cenário completo que envolve o seu negócio, pode ser que você já tenha descoberto em quais segmentos a sua empresa pode atuar, quais produtos e serviços são interessantes para lançar.
Use estas informações para estabelecer metas. Defina quais serão os objetivos do seu negócio, no sentido de garantir a satisfação do cliente, e estabeleça um cronograma de ações para atingir estes objetivos.
5. Desenvolva as estratégias
A melhor maneira de atingir os seus objetivos e metas é usando estratégias certeiras. Use todo o conhecimento de mercado que você adquiriu avaliando o público-alvo e concorrentes para criar as estratégias mais adequadas para o seu negócio.
Muitos empreendedores sentem dificuldade nesta etapa. A minha recomendação é que estes empreendedores busquem a figura de um mentor para ajudar com esta tarefa. Pode ser uma pessoa mais experiente na sua área de negócios ou até mesmo uma instituição, como as incubadoras de empresas.
6. Coloque as ações em prática
Estratégias definidas e cronograma estabelecido? Hora de colocar a mão na massa! Parta para a prática e realize as suas estratégias conforme o planejamento. Neste momento é preciso que o empreendedor tenha uma boa dose de confiança para esperar os resultados acontecerem, o que nem sempre virá de imediato. O importante é que o empreendedor acompanhe os resultados de cada ação e vá adaptando as estratégias conforme for necessário.
7. Monitore os resultados
De todos os benefícios do marketing digital, a capacidade de monitoramento dos resultados é uma das mais importantes. Com ela você poderá criar uma rotina de verificação de desempenho do seu negócio.
Use indicadores de desempenho e qualidade para monitorar a eficácia do seu planejamento e aproveite os resultados para ter insights sobre os melhores caminhos a seguir.
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Boas Dicas! Um plano precisa ser bem executado.
Muito bom o artigo.
Uma dificuldade que eu tenho, é sobre como avaliar a concorrência e como entender as reais necessidades do cliente. Sempre fico perdido na elaboração das estratégias por não saber desvendar esses dois itens que mencionei. Você poderia fazer um artigo com dicas sobre como entender melhor as dores do público alvo e, como avaliar a concorrência. Abraço.