As melhores técnicas de vendas por telefone

Estratégias de Marketing

As Melhores Técnicas de Vendas Por Telefone

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Todos os profissionais da área comercial, em algum momento, acabam precisando usar o telefone para fechar alguma venda. Os empreendedores digitais não são diferentes: eventualmente, as vendas por telefone farão parte do seu negócio. Aprender as melhores técnicas de vendas por telefone é uma maneira de encarar este desafio com mais facilidade.
Como o vendedor não conta com os recursos visuais que teria em uma apresentação presencial, precisa ser ágil no raciocínio e argumentação para manter a atenção do cliente, por isso deve ter em mãos todos os recursos necessários para falar com o cliente.

Script de Vendas

A técnica de vendas por telefone mais tradicional é a do script pronto. Com ela, o profissional de vendas se prepara previamente montando uma linha de raciocínio para falar com o cliente.

A ideia é prever em um fluxograma como será a ligação, tanto na parte do vendedor, como na do cliente.

O script deve prever as reações do cliente e criar um plano de ação para cada resposta. Também é importante que haja certa flexibilidade no seu roteiro para que o vendedor fique atento às dicas que o cliente dá sobre suas necessidades. Assim suas chances de fechar a venda são maiores.

Método A.I.D.A.

Este método é baseado nas reações que o vendedor deseja despertar no seu cliente. São elas: atenção, interesse, desejo e ação. Elas devem ser conquistadas gradualmente, uma a uma, em sequência.

O vendedor só passará para o próximo objetivo quando tiver plena certeza de que já despertou as reações anteriores.

A atenção precisa ser conquistada logo no início da ligação. Para isso, o vendedor deve pensar em uma apresentação assertiva e agradável, de maneira a conquistar a pessoa do outro lado da linha e fazê-la se concentrar no que você está dizendo.

Depois disso, o vendedor deve partir para gerar interesse no cliente. Falar sobre os benefícios do seu produto, apresentando as características dele de maneira sedutora e gradual. É muito importante que nesta etapa, o vendedor procure também ouvir o cliente, verificando a maneira como ele se sente em relação ao que é apresentado, o que considera mais importante ou não.

Uma vez conquistado o interesse do cliente, chega o momento de despertar o seu desejo. Nesta etapa o vendedor deve usar todo o repertório de respostas do cliente e argumentar mostrando o impacto positivo que o produto ou serviço que está comercializando pode ter na vida do cliente. Aqui a sedução se torna mais intensa, fazendo com que o cliente se convença de que precisa do produto para solucionar as suas angústias.

Fechando uma venda com o método A.I.D.A.

Se você já conquistou a atenção, interesse e desejo do seu cliente, fazê-lo agir, e fechar a compra, será uma conclusão mais natural. Verifique se ele tem alguma dúvida sobre a solução apresentada e informe o cliente que irá iniciar o procedimento para conclusão da venda.

Inicie esta etapa com um resumo sobre os benefícios já apresentados, levando em conta o que o interlocutor pontuou como mais importante e informe o preço e as condições de pagamento. Faça isso com total segurança, como se fosse apenas um detalhe.

Prossiga com uma pergunta fechada que já pressuponha o sim, como por exemplo: ‘você prefere fazer o pagamento à vista ou parcelado?’. Se ainda assim o cliente não fechar a compra, procure saber o motivo da sua objeção e volte para a fase do desejo, uma vez solucionada a dúvida, é muito difícil que o seu cliente não prossiga com a ação.

E agora que você conhece algumas das melhores técnicas de vendas por telefone, confira as 28 dicas essenciais para garantir o ‘sim’ em qualquer negociação  baixando o nosso eBook! Basta clicar no botão abaixo e cadastrar o seu e-mail para recebê-lo!

Artigos Relacionados

Liderança Autocrática, Democrática e Liberal — Características, Vantagens e Desvantagens

O Que é Liderança Autocrática, Democrática e Liberal — Características, Vantagens e Desvantagens

Sabia que existem diferentes tipos de líderes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, descubra o que...

tendencias-de-marketing-para-2021

Quais São as Tendências de Marketing Para 2021

2021 já chegou! Para não deixar que o seu negócio fique para trás nas tendências de marketing, confira este artigo...

cinco técnicas de marketing para atrair clientes para o seu negócio digital

8 Técnicas de Marketing Para Atrair Clientes

Veja técnicas importantes para que você possa atrair mais clientes para seu negócio. São estratégias que podem ser adaptadas para...