Nós já conversamos sobre o que é a Matriz SWOT e como você pode usá-la para fazer o seu negócio crescer. No artigo de hoje, vamos falar sobre as diferentes formas de usar a análise SWOT de uma empresa para melhorar os resultados e a performance do seu negócio. Você vai entender melhor como esta análise funciona e 5 áreas em que você poderá aplicar esta matriz.
A análise SWOT é feita a partir dos dados coletados na matriz. Nela você avalia quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que circundam o seu negócio e pode verificar quais são as predominâncias. É preciso que você tenha uma boa dose de autocrítica para avaliar o seu negócio sinceramente e descobrir quais objetivos devem ser perseguidos no curto prazo.
Uma vez que os dados estejam distribuídos pelo diagrama da análise SWOT, o empreendedor precisa interpretar aqueles dados. Fazer o cruzamento dos diversos quadrantes da matriz, verificar caminhos e elaborar planos de ação. Abaixo, listo as cinco formas mais comuns de aplicar uma análise desta natureza.
Uma das primeiras formas de usar a análise SWOT de uma empresa é encontrar soluções competitivas para reduzir os pontos fracos do seu negócio. Uma vez que você tenha descoberto quais são as fraquezas competitivas do seu negócio pode planejar reformas internas nos procedimentos, ajustar orçamentos e adotar novos métodos de trabalho. A ferramenta 5w2h é uma boa opção para quem deseja revisar os processos internos do seu negócio.
Perseguir o crescimento do seu negócio só é possível com um cenário onde existam oportunidades reais. Você pode aproveitar o potencial interno da sua empresa verificando as principais formas de aproveitar os seus pontos fortes e cruzar esta informação com as principais oportunidades do seu mercado.
Você pode usar a matriz SWOT na avaliação de desempenho dos seus funcionários. Esta ferramenta permite que você encontre as melhores formas de aproveitar a sua equipe, de modo a otimizar o seu desempenho.
Em cenários onde há a predominância de ameaças em detrimento das oportunidades, como é o caso das crises econômicas, é muito importante que os empreendedores procurem neutralizá-las para manter o seu status no mercado ou simplesmente garantir a sua sobrevivência. Crie planos de ação eficazes para tirar melhor proveito das suas forças e desenvolver melhorias onde é necessário.
Quando o cenário descrito pela análise SWOT apresenta oportunidades e bons pontos fortes dentro da empresa, é possível verificar estes dados para investir em inovação. Ao cruzar estes dois dados é possível ter bons insights sobre os caminhos que a empresa pode seguir para crescer. O mesmo acontece quando os pontos fortes são confrontados com as ameaças: o empreendedor pode encontrar espaço para soluções inovadoras para estas ameaças.
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