Começar um negócio do zero é uma empreitada desafiadora. Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como criar um negócio com as circunstâncias que os cercam: pode ser falta de dinheiro, não saber em que ideia investir, medo de perder as economias, enfim, os fatores adversos são os principais causadores de dúvidas e os maiores paralisadores dos empreendedores iniciantes. Contudo, com algumas técnicas você poderá vencer as barreiras e dar o passo inicial no seu negócio.
Encontre o seu mercado
Muitos empreendedores já chegaram até mim para perguntar: Erico, como eu posso criar um negócio digital se não sei o que quero fazer? Neste caso não existe resposta mágica: você deve encontrar o seu mercado de algum jeito. Pode ser que você não esteja olhando ao seu redor com o olhar correto. Existem oportunidades de negócios em tudo. Desde as opções tradicionais, vindas da sua profissão, como das suas paixões pessoais ou até mesmo dos problemas que você enfrenta no dia a dia.
O meu conselho para quem está procurando um mercado para começar a empreender é: procure um nicho de mercado muito específico assim fica mais fácil de encontrar uma porta de entrada com pouca concorrência.
Busque um método
Depois de definir o seu nicho de mercado é hora de descobrir o método mais eficaz para começar. A minha dica é que você procure alguém que já tenha um negócio como o seu com sucesso e siga os passos dessa pessoa.
Descubra quais são as formas de divulgar o negócio, quais produtos são oferecidos, as estratégias de marketing, mas não se limite a estas informações. Procure também as lacunas deste negócio e preencha da melhor maneira possível. O ideal é que você ofereça tudo o que os seus concorrentes oferecem e algo a mais, assim você cria o seu diferencial e atrai o público.
Forme uma comunidade em torno do seu negócio
Para ter sucesso, todo negócio precisa de audiência, mas não basta que as pessoas vejam o seu negócio, é preciso que elas se envolvam com ele. Uma das formas mais fáceis de criar esta comunidade é investindo em marketing digital.
Publicar conteúdo, interagir em mídias sociais, fornecer materiais gratuitos e alimentar uma base de fãs na internet são algumas formas eficazes de criar uma comunidade de pessoas engajadas em torno da sua marca.
Gostou das dicas? Se inscreva na newsletter do Ignição Digital e receba sacadas exclusivas sobre empreendedorismo direto na sua caixa de e-mails. Basta se cadastrar gratuitamente no campo destacado nesta página.