como estruturar o marketing de uma empresa

Marketing Digital

Como Estruturar o Marketing de uma Empresa

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Ter um plano de marketing bem estruturado é fundamental para qualquer negócio. É através dele que você poderá elaborar estratégias para entregar valor para os seus clientes e garantir a satisfação deles em relação à sua empresa. Contudo, estruturar todo o marketing de uma empresa é uma tarefa que demanda um certo esforço do empreendedor e pode até gerar dúvidas em quem não tem conhecimento sobre a área.

Quando o marketing está bem estruturado dentro da empresa, fica mais fácil manter a equipe focada nos objetivos do negócio e criar estratégias e ações práticas para atingi-los.

Estude o seu nicho de mercado

Qualquer estratégia de marketing começa com uma análise profunda do mercado que o negócio quer atingir. Conhecer, em detalhes, as dores, desejos, objetivos e angústias do seu público-alvo é a melhor forma de identificar quais são as possibilidades de gerar valor para estas pessoas.

As oportunidades encontradas na análise de mercado devem ser a base do plano de marketing de uma empresa. Só assim será possível criar estratégias eficazes para atingir o seu público-alvo e conquistar clientes.

Escolha a equipe

O segundo passo para estruturar o marketing de uma empresa é definir quem são as pessoas responsáveis pelo planejamento e pelas ações de marketing do seu negócio. Você pode fazer isso internamente, ou então contratar uma agência especializada para isso.

Ambas opções têm vantagens: internalizar o marketing do seu negócio é uma boa alternativa para quem deseja ter um controle maior sobre as estratégias, já quem opta por contratar uma agência tem todo o know how de profissionais especializados à disposição do seu negócio.

Defina o seu posicionamento de mercado

Como você gostaria que o seu cliente visse a sua marca? Qual impressão gostaria de passar? As respostas para estas perguntas definem qual será o seu posicionamento de mercado. Pensar nestas questões é fundamental para que o seu público possa diferenciar a sua empresa dos seus concorrentes.

Nesta etapa é interessante estudar e obter insights da concorrência, mas é muito importante que você estabeleça um diferencial em relação a eles. Faça isso procurando as lacunas de mercado que ninguém preenche.

Crie uma estratégia de ação

Com todas as diretrizes bem definidas, é hora de criar um plano de ação e bolar as estratégias mais adequadas para que o público conheça o seu negócio e comece a se relacionar com você. Você pode criar etapas de atuação, pensar em estratégias de mídias, conteúdo e campanhas para atingir as pessoas certas e atrair clientes para a sua empresa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a estrutura de marketing de uma empresa, que tal descobrir quais são as melhores técnicas de persuasão para fechar negócios? Baixe o nosso ebook clicando no botão que aparece nesta página.

 

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...