Empreender é um sonho e alcançar o sucesso é um verdadeiro conto de fadas. Mas todo conto, além de começo, meio e fim, precisa de personagens.
Como realizar um Plano de Marketing sem definir o público-alvo? E isso não é tudo, além de definir, você precisa descobrir tudo sobre o seu público. A partir disso, você pode começar sua estratégia, definindo a persona do seu negócio.
O que é Persona?
Personas são personagens fictícios que representam seu público-alvo. Não entendeu? Calma, eu te explico. As personas possuem todas as características dos seus clientes e servem para facilitar a criação de uma estratégia pontual e assertiva.
Mas, Erico, qual a diferença entre público-alvo e persona? Vou te explicar isso com um exemplo. Veja:
Público-alvo: Homens e mulheres, de 25 a 30 anos, graduados em Comunicação Social, com renda média mensal de R$3.000, que pretendem realizar uma pós-graduação a distância.
Persona: Ana tem 27 anos, é formada em Publicidade e Propaganda e atua na área desde o primeiro emprego. Ela conhece muito o mercado e leva uma vida muito dinâmica, por isso não tem tempo para realizar uma pós-graduação, pois enfrentaria muito trânsito até o campus da Universidade. Deste modo, ela busca uma opção de qualidade, que proporcione educação em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, pois conhece a importância de se atualizar e continuar os estudos.
Entendeu a diferença? Público-alvo representa uma fatia geral da população, já a persona define com exatidão quem é o alvo do seu negócio.
Porque definir as minhas as Personas?
Imagine atirar flechas sem alvo? Fazer ações de Ads no Facebook para todos os usuários do Brasil? Ou uma ação de Google AdWords sem nenhuma palavra definida? Nada disso daria certo.
Descobrir as personas é literalmente encontrar o norte do projeto. Facilitando as tomadas de decisões e ajudando no planejamento de resoluções lucrativas para o seu negócio.
Como definir Personas?
Provavelmente você já sabe muita coisa sobre o seu público. Então, é só organizar essas informações e descobrir coisas novas através de formulários e pesquisas. Pergunte sobre idade, o local onde residem, onde trabalham e qual cargo possuem, qual o nível de instrução, quais os hobbies, quem influencia na decisão deles, quais as atividades diárias, quais os desafios, o que gostam de fazer aos fins de semana, entre outras coisas.
CRM – Customer Relationship Management
O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta que serve para fazer a gestão de relacionamento com os seus consumidores. Segundo Philip Kotler, professor de marketing internacional, conquistar novos clientes custa até 7x mais caro do que manter os atuais. Então, descubra tudo sobre eles, mantenha um bom relacionamento, defina personas e fidelize sua clientela.
Google Analytics e Facebook Insights
Existem outras ferramentas para a obtenção de informações relacionadas a suas personas, como o Google Analytics, que coleta dados da audiência do seu site, estabelecendo parâmetros como idade, sexo, cidade, estado, interesses, navegador, conexão de internet, etc, e o Facebook Insights, que levanta informações dos seus fãs da rede social.
O que fazer depois de descobrir as personas?
Depois que você descobrir quem são suas personas, você precisa prestar atenção em três pontos: rever se a linguagem do seu negócio nas redes sociais, nos blogs, e nas propagandas é a melhor para se comunicar com as suas personas; veja se as mídias que você usa são as melhores para falar com suas personas; e repensar os formatos, os conteúdos e as estratégias do seu negócio.
Não existe só uma persona, e sim várias
Um erro comum que muitos profissionais cometem é escolher apenas um grupo entre o público-alvo para definir suas personas. Isso é prejudicial para o projeto, e o ideal é formar personas somando no mínimo 80% de todo o seu público.
Mantenha suas personas atualizadas
Para manter sua empresa sempre atual, com poder de adaptação, revise seus dados a cada 6 meses, garantindo sempre a efetividade de sua estratégia.
E aí, quais são suas personas? Compartilhe o seu conhecimento comigo e assine nossa newsletter gratuitamente, para receber outras dicas valiosas do Ignição Digital.
obrigada =)
Excelente!!! Obrigada por tanto conteúdo de primeira
Muito boa a matéria. Enfim achei o que precisava saber. Muito obrigada!
Boa noite!
Eu estou escrevendo apenas para parabenizar o conteúdo do seu blog, parabéns.