Aprenda a como estruturar palavras-chave em seu negócio

Estratégias de Marketing

Palavras-chave: Como estruturar em seu negócio?

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Como você usa a internet? Você digita os links de cabeça ou usa um buscador? Óbvio, os buscadores são nossos guias na web.

E qual o seu buscador preferido?

Deixa eu adivinhar: Google!

O que seria da nossa navegação sem os buscadores? Imagine memorizar site por site, sem a opção de pesquisa. Uma tragédia! Imagine o site da sua empresa sem o poder dos buscadores, uma mera gota d’água dentro do oceano.

Estruturar as palavras-chave certas para o seu negócio significa ser encontrado, lido, curtido, compartilhado, acessado ou simplesmente ignorado. E aí, qual você escolhe?

O que são palavras-chave?

Basicamente, elas são os termos utilizados para fazer as pesquisas nos buscadores, com o objetivo de encontrar uma resposta, um site ou uma solução para o seu problema. Definir suas palavras-chave significa dizer ao buscador que o seu site ou conteúdo contém um determinado termo.

Como encontrar suas palavras-chave?

O primeiro passo é entender como o seu público-alvo pesquisa. Não tente antecipar isso apenas pelo seu conhecimento, monte uma lista de palavras potenciais para o seu negócio com a ajuda de sua equipe, amigos e família. Pergunte a todos como pesquisariam o seu produto/serviço?

O segundo passo é variar a lista. Levante todos os sinônimos, termos sofisticados, genéricos e associados. Veja também como os seus concorrentes usam as palavras-chave.

O terceiro passo é utilizar ferramentas para descobrir essas palavras e mostrar indicativos como a efetividade, resultados, sinônimos, etc. Você pode usar o Planejador de Palavras-Chave, que fornece muitas ideias e insights. Além dele, o Trends também é uma ótima sugestão de ferramenta, pois ele aponta tendências e sazonalidades regionais.

Como usar suas palavras-chave?

Depois de toda essa pesquisa você será recompensado com uma lista de palavras-chave para aplicar em sua comunicação. Você pode usá-las em estratégias pagas ou orgânicas.

Palavras-chave para campanhas pagas

É muito comum utilizar palavras-chave para estruturar campanhas de mídia com o Google AdWords. Basicamente, você pode criar anúncios e ações a partir das palavras-chave escolhidas, para posicionar seu negócio para os termos importantes.

Resultados Orgânicos

Além da compra, você deve otimizar todo seu site utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), aplicando as palavras-chave para posicionar sua empresa nos primeiros resultados dos buscadores organicamente. Para isso, você deve criar conteúdos otimizados com base nesses termos.

Avalie sempre os resultados

A efetividade de todas as suas palavras-chave devem ser colocadas a prova constantemente, para o seu negócio ter em mãos o poder de mudança e a resiliência estratégica do Marketing Digital.

Estruture muito bem o seu negócio com palavras-chave e garanta visibilidade para o seu negócio. Quer receber mais dicas do Ignição Digital? Cadastre o seu e-mail gratuitamente e receba nossa newsletter.

Artigos Relacionados

Liderança Autocrática, Democrática e Liberal — Características, Vantagens e Desvantagens

O Que é Liderança Autocrática, Democrática e Liberal — Características, Vantagens e Desvantagens

Sabia que existem diferentes tipos de líderes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, descubra o que...

tendencias-de-marketing-para-2021

Quais São as Tendências de Marketing Para 2021

2021 já chegou! Para não deixar que o seu negócio fique para trás nas tendências de marketing, confira este artigo...

cinco técnicas de marketing para atrair clientes para o seu negócio digital

8 Técnicas de Marketing Para Atrair Clientes

Veja técnicas importantes para que você possa atrair mais clientes para seu negócio. São estratégias que podem ser adaptadas para...