Se você acessa a internet com frequência, provavelmente recorre ao site de pesquisas número 1 do mundo, o Google. Ele é o buscador mais utilizado da internet e possui uma penetração superior a 90% dos internautas brasileiros. O que acha de inserir sua marca nessa empreitada? Aprenda comigo como anunciar no Google!
Google AdWords
O Google tem divisões específicas de como anunciar de maneira abrangente ou segmentada, como veremos abaixo. Cada divisão possui um tipo de anúncio e o AdWords é o sistema que centraliza e gerencia esses anúncios, permitindo ao anunciante escolher o tamanho do investimento para destacar sua empresa na rede de busca ou rede parceira.
Vantagens de anunciar com Google AdWords
O AdWords é uma das ferramentas mais eficientes para sua empresa obter resultados com mídia digital. Com essa ferramenta você pode:
Segmentar seu anúncio, e ele aparecerá para a pessoa certa na hora certa. Atingindo apenas as pessoas que estejam pesquisando por temas escolhidos por você, potencializando os seus resultados.
Mensurar toda a sua campanha, obtendo resultados com exatidão, dando a você a possibilidade de melhorar os seus anúncios gradativamente.
Variar e fazer testes A/B, trocando anúncios de maneira simples e objetiva, para saber qual tipo de comunicação é mais assertiva.
Personalizar todos os seus textos. Então foque nas personas e personalize sua comunicação.
Como anunciar no Google
Existem duas formas básicas de como anunciar no Google. A primeira delas é a rede de pesquisa com anúncios baseados nas palavras-chave. Toda vez que alguém realiza uma pesquisa no Google, aparecem dois tipos de resultados, os orgânicos e os anúncios nas seções de Links Patrocinados.
Nessa categoria, você escolhe os termos de pesquisas que sua marca será inserida, segmenta o público, local para onde o usuário será direcionado e pode optar por pagar somente quando as pessoas clicarem, o chamado CPC ou pagar por mil impressões, o CPM.
Formato
Essa forma de anunciar no Google contém títulos de 25 caracteres, URLs com 35 caracteres (que pode ser diferente da URL destino), e descrições divididas em duas linhas que somam 70 caracteres.
Rede Display
A segunda forma de anunciar no Google é através da Rede Display. Essa ferramenta disponibiliza a você a possibilidade de criar vários tipos de anúncios, em formatos de texto, foto, vídeo, interativo, etc. Depois de criados, eles são exibidos em sites parceiros do Google, além do Youtube, Gmail, entre outros.
A Rede Display possui segmentações poderosas que ajudam você a posicionar assertivamente sua empresa. Você pode escolher palavras-chave, canais, tópicos/temas, interesse do usuário e remarketing (usando o histórico da navegação para traçar um perfil).
Youtube
Os Anúncios no Youtube são exibidos antes e durante os vídeos e possuem vários tamanhos e categorias. A principal vantagem é o possível controle sob o investimento, em que você tem a opção de pagar por cada visualização, e caso os espectadores não assistam o anúncio até o final você não paga a “visualização parcial”.
Google Shopping
Os anúncios do Google Shopping se assemelham ao serviço do Buscapé, já que a partir de uma pesquisa no buscador, ele expõe produtos relevantes com várias faixas de preços, além de detalhar o produto, conter reviews, etc.
E aí, gostou? Em seu negócio você já usa alguma ferramenta do Google? Como foi o resultado? Compartilhe suas experiências e inscreva-se em nossa newsletter para receber mais sacadas criativas!