Sem clientes o seu negócio não existe, é simples assim! Eles são os seus melhores amigos e a prospecção deve ser o combustível que mudará a vida da sua empresa. Afinal, qual o objetivo de todo negócio? Gerar lucros. Quem traz os lucros? Os clientes! Então, aprenda como prospectá-los.
Existem alguns indicativos que alertam você quando é a hora de conquistar novos clientes, como:
Portanto, se você identificou um ou mais desses pontos em seu negócio, programe uma reunião com o time comercial e reverta essa situação com a prospecção!
Prospectar não é vender! Prospectar é identificar novos focos de negociação, atraí-los e, no momento certo, efetuar as vendas. Claro que quanto mais clientes, mais lucros. Mas, sua prospecção não pode resultar picos sazonais de negociações, atingindo muita gente indiscriminadamente.
Sua prospecção deve impactar o seu público-alvo de forma estratégica, no momento certo, resultando em vendas assertivas.
Para isso, um bom plano de marketing é essencial. Ele será o norte para o seu sucesso e, caso tenha dificuldades em encontrar o caminho, ainda pode fazer pesquisas mercadológicas para definir estratégias altamente eficientes.
Agora que já fiz os alertas necessários, confira algumas dicas especiais para você se organizar e prospectar novos clientes:
Para prospectar bem, conheça detalhadamente o seu produto/serviço. Descubra os pontos fortes e estabeleça destaques para enaltecer sua prospecção.
Compreenda muito bem o seu público-alvo. Reúna as informações que você já tem, pesquise ainda mais e defina suas personas.
Entender o que acontece no seu mercado de atuação sempre é útil. Descubra os diferenciais da concorrência e seus métodos de prospecção. Veja como é fora de sua praça, use referências e busque tendências.
Defina os seus diferenciais perante a concorrência. Uma ótima forma de fazer isso é utilizar ferramentas ou a análises SWOT, por exemplo.
Escolha os melhores canais e as melhores ferramentas. Não siga nenhuma moda, siga seu público-alvo. Assim, você terá resultados esmagadores em relação à concorrência.
Estabeleça uma comunicação com foco institucional. O primeiro passo é prospectar novos clientes, depois vem a venda. Apresente sua empresa, seus diferenciais, benefícios e, só então, comece a vender.
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