Se um dia alguém me perguntar “Erico, qual é o maior patrimônio do Ignição Digital?”, eu responderia sem hesitar que são os meus fiéis leitores. Sem vocês, nada disso faria sentido. Por isso, eu resolvi ensinar para vocês a como fidelizar clientes.
Isso não é um discurso “puxa saco”. Essa deveria ser uma posição obrigatória em todas as empresas. O maior patrimônio do seu negócio são os seus fiéis clientes.
Eu já escrevi para vocês 5 Dicas Essenciais para Fidelizar Clientes, e hoje será diferente, irei ensinar como fidelizar clientes com boas práticas que podem ser implementas na cultura do seu negócio.
Como fidelizar clientes com Monitoramento
O primeiro ponto para uma fidelização efetiva é mapear os seus atuais clientes. Entender para atender, entender para encantar.
Levante dados sobre os seus atuais clientes, utilize CRM – Customer Relationship Management, e caso você não possa investir nessa ferramenta, elabore um banco de dados próprio, que contenha todas as informações dos seus clientes.
Não ter informações é o inimigo número 1 da fidelização. Um simples gesto de parabenizar o aniversário do cliente é impossível sem monitoramento. Fique atento!
Programas de Fidelidade
Em um vídeo do meu Canal no Youtube, eu apresentei um estudo de marketing feito em um lava-rápido, contando como a estratégia certa, aliada a um simples cartão fidelidade, aumentou em 82% a fidelização dos clientes. Gostou? Imagine esses números na sua empresa!
Nessa modalidade, o importante é “gamificar” a ação, ou seja, isso deve ser um jogo para o seu cliente, em que as etapas são comprar, e as recompensas são grandes descontos ou gratuidade em produtos/serviços. Essa é uma das formas mais eficientes de como fidelizar clientes.
Invista em experiência de marca
Ter um excelente atendimento se tornou item básico e obrigatório no mercado. Então, como inovar? Proporcione experiências de marca inesquecíveis para o cliente! Assim, o seu negócio sempre será uma lembrança positiva na mente dele, fazendo-o voltar toda vez que precisar.
Em uma viagem a Europa, eu tive uma experiência de marca muito boa com uma operadora de telefonia, e eu conto tudo nesse vídeo.
Invista em conteúdo
Falar apenas sobre o seu produto/serviço não é interessante! Produza conteúdos relevantes, mantenha uma conexão marca/cliente, mesmo sem efetuar vendas e, assim, sua empresa certamente será lembrada no momento de compra.
Sua marca deve ser um life style
Clientes fiéis não são apenas os que compram sempre, e sim, os que propagam sua marca!
Sua empresa deve fazer parte do dia a dia do consumidor, e ele deve viver esse estilo de vida, indicando, falando bem, consumindo e sendo o melhor amigo da sua empresa.
Conte para mim, como você fideliza os seus clientes? Aproveite e garanta nossos conteúdos em primeira mão, assinando nossa newsletter gratuitamente!