Marketing Digital para Empreendedores – Os 7 Pilares do Sucesso

Conheça os 7 pilares do sucesso do marketing digital para empreendedores

Segundo o IBGE, 36,8 milhões de casas têm acesso à internet no Brasil. Somando todos os moradores dessas casas, são mais de 95,4 milhões de brasileiros conectados. Incrível, não é mesmo? Acontece que esses dados não foram divulgados esse ano, mas em 2014! Então, empreendedores, podem aumentar esses indicadores ainda mais e acrescentar milhares de conexões também via smartphones.

Esses dados não são apenas números, mas representam oportunidadesSuas estratégias de marketing estão no mundo digital? Se sim, parabéns! Todos os dias o seu negócio pode atingir milhares de brasileiros. Porém, caso você ainda não esteja aproveitando essas oportunidades, corra! O seu negócio está ficando para trás.

Eu sei que uma das barreiras mais comuns é o fator financeiro, certo? A boa notícia é que as estratégias de marketing digital podem ser bem mais baratas do que as tradicionais. Então não deixe esse fator te impedir de conhecer melhor essas oportunidades de fazer o seu negócio crescer!

Por esses motivos preparei este artigo para ajudar a todos vocês com dicas de Marketing Digital especiais para empreendedores. Aqui estão o que eu considero “os 7 pilares do sucesso”:

1. Pesquisar

Antes de iniciar qualquer ação, você precisa saber tudo sobre o seu público-alvo e definir suas personas. Pesquise muito, quando achar que é o suficiente, pesquise mais e depois defina suas estratégias, mídias, conteúdos, discursos e tudo mais.

Algumas ferramentas ajudam você no fornecimento de indicadores e dados, como o Google Analytics e o Facebook Insights.

2. Planejar

Os 7 Pilares do Sucesso do Marketing Digital Para Empreendedores: Planejar

O segundo pilar do sucesso do marketing digital para empreendedores é o planejamento. Em outro texto do Ignição eu mostrei que existem várias estratégias para você alavancar o seu Marketing Digital. Então, depois de pesquisar sobre o seu público, concorrência, mercado, cenário, entre outros fatores importantes, você deve planejar os caminhos para atingir o seu objetivo.

3. Produzir

Até agora você: reuniu dados e definiu estratégias. Agora é hora de produzir conteúdos! Independentemente dos objetivos e caminhos escolhidos para atingi-los, sua comunicação no mundo digital deve ser muito bem feita e, consequentemente, muito atrativa, pois a concorrência é enorme e sua marca pode ser rejeitada em questão de um clique.

Estude os diversos formatos possíveis de serem trabalhados, como textos, fotos, vídeos, áudios e gifs, e descubra quais as melhores possibilidades para a sua marca. Assim você será referência no marketing digital para empreendedores. 

4. Publicar é dar vida ao marketing digital para empreendedores 

Publicar é dar vida ao marketing digital para empreendedores

Produzir conteúdos não significa nada sem publicação. Se você seguiu todos os pilares e ainda não publicou, sua presença digital ainda não existe. Dê vida à sua marca, publique no Facebook, Blog, Youtube, Instagram, Site, ou seja, nas plataformas que você escolheu trabalhar.

Ao dar vida ao seu conteúdo, utilize técnicas de SEO com palavras-chave, posicionando bem o seu empreendimento de forma orgânica nos buscadores.

5. Promover

Dar vida é importante, mas só isso não basta! Existem infinitas informações sendo divulgadas no mundo digital e, mesmo que o seu empreendimento pertença a um nicho muito específico, você terá concorrência. Então promova sua marca com recursos pagos. Para o caso da sua empresa não dispor de capital para investimento, conheça 5 maneiras de divulgar o seu negócio digital de graça.

6. Interagir

A interação é um dos pilares do sucesso para o Marketing Digital. Independentemente das estratégias, objetivos, públicos e conteúdos, a interação com a sua audiência é primordial. O seu Marketing Digital só será completo se tiver um toque humanizado – e os internautas se identificam com marcas que interagem através de mensagens, e-mails, likes, respostas rápidas, soluções de dúvidas e problemas. Invista em interação e colha resultados de fidelização.

7. Dois em Um: Medir e Melhorar

Dois em Um: Medir e Melhorar

Avalie todo o processo rotineiramente, estude as suas estratégias, pesquise novamente todos os indicativos e repita os 7 pilares, implementando melhorias no seu Marketing Digital. O mundo está em constante movimento e sua comunicação deve ser moderna e atraente!

Gostou do artigo? Comente como anda o seu Marketing Digital e se já utiliza alguns dos 7 pilares do sucesso. Aproveite e cadastre-se gratuitamente para receber nossa newsletter.

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5 thoughts on “Marketing Digital para Empreendedores – Os 7 Pilares do Sucesso”

  1. Ótimas dicas. Ter presença digital é essencial para todo empreendedor, e se for colocado em prática todas essas dicas, as chances de sucesso do seu negócio são muito maiores.

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