Nós já conversamos algumas vezes sobre e provavelmente você já está bem familiarizado com alguns aspectos do Inbound Marketing, não é mesmo? Então, para ampliar ainda mais os seus conhecimentos, chegou a hora de falarmos sobre as técnicas do antagonista do Inbound, o Outbound Marketing. Vamos lá?
Outbound Marketing x Inbound Marketing
Como você pode deduzir a partir do nome, o Outbound Marketing utiliza uma lógica contrária à do Inbound Marketing. A melhor forma de estruturar o marketing da sua empresa é combinando os dois métodos e suas técnicas!
O Inbound se empenha em atrair clientes sem ir atrás deles ativamente, mas despertando o interesse deles para que eles mesmos cheguem até a empresa. O Outbound, por sua vez, prevê uma prospecção ativa de leads.
Dessa forma, o Inbound aposta na produção de conteúdo para atingir e atrair o público-alvo da marca. Isso faz com que ele evolua dentro do funil de vendas até se tornar um cliente.
O Outbound investe em formatos de publicidade que “interferem” no dia a dia do possível cliente, como aqueles pequenos anúncios que aparecem antes dos vídeos no YouTube, banners e pop-ups.
Quais são as principais estratégias do Outbound Marketing?
O Outbound Marketing engloba as técnicas mais tradicionais de marketing e comunicação. Entre elas:
E-mail marketing
O e-mail marketing tradicional, com ofertas de produtos e serviços, é uma das principais técnicas de Outbound Marketing na internet.
Telemarketing
A prospecção ativa de clientes através do telefone e a criação de roteiros para essa conversa são tarefas deste tipo de estratégia.
Links patrocinados
Criar anúncios para buscadores de forma a atrair tráfego para o seu site ou fanpage é uma estratégia de Outbound.
Anúncios em mídias sociais
Assim como os links patrocinados, os anúncios em mídias sociais também são considerados prospecção ativa de leads.
Como otimizar a minha estratégia de marketing mesclando Inbound e Outbound?
Para obter os melhores resultados da sua taxa de conversão de marketing, é importante saber mesclar as técnicas de Inbound e Outbound de maneira eficaz. Usar as duas técnicas irá garantir que você consiga aproveitar o máximo de recursos para prospectar leads e conquistar novos clientes.
As estratégias de Outbound podem ser usadas para promover as de Inbound. Por exemplo: se você produz um conteúdo em um blog para educar o seu prospect, pode usar um anúncio de link patrocinado para divulgá-lo e atrair o lead para o funil de vendas do seu negócio.
O inverso também funciona. Se você atraiu e nutriu um lead por todo o funil de vendas até o momento final, pode fazer uma ligação para levá-lo a fechar negócio.
Entre as principais vantagens de mesclar as duas técnicas está a possibilidade de aumentar a eficácia do seu time de vendas e melhorar o índice de fechamento de contratos.
Agora que você já sabe o que é Outbound Marketing, baixe o e-book: “Guia Definitivo do Marketing Digital” e aprimore os seus conhecimentos.
vocês fazem consultoria para empresas no processo comercial ou só dão treinamento?
Nos dias de hoje tenho plena certeza que utilizar as duas estratégias de forma inteligente geram grandes resultados, eu tive dificuldade no inbound por um tempo, mas depois fui entendendo melhor o pensamento e consegui me adaptar nos meus projetos. Mas sempre estou de olho nas tendencias que vcs publicam por aqui.
Podemos dizer que dentro do mercado digital temos, antes do Formula de lançamento e depois, pois sem dúvidas foi um divisor de águas. Um curso muito poderoso onde dezenas do produtores lançaram produtos com este conteúdo.
Show de bola o conteúdo de vocês. Somos fãs da formula do lançamento.
Recomendo o curso!