O marketing digital se tornou tão essencial para nós empreendedores, que a técnica as vezes não parece um conceito jovem. Nascido a menos de três décadas e consolidado há poucos anos, aprender tudo sobre o marketing digital conceito, suas principais aplicações e técnicas, ainda é uma forma recente de ver o marketing. Aprenda de forma definitiva o que é marketing digital, além do conceito, aplicações e suas principais técnicas.
Conceito de Marketing Digital
O Marketing propriamente dito é uma palavra de origem inglesa, que foi adotada por várias línguas ao redor do mundo.
Market significa mercado em português, e em tradução livre, marketing é “mercadologia”. Resumindo, um estudo sobre como profissionais e consumidores, lidamos com o mercado.
Logo, o Marketing Digital é a mercadologia na internet, seja em compras, vendas, trocas e formas de se comunicar, sobre produtos, serviços e ideias.
Existem muitas vertentes de Marketing, como o religioso, turístico, político, esportivo, e no meio digital não seria diferente.
8P’s do Marketing Digital
Assim como o Marketing tradicional possui os seus 4P’s, que norteiam as nossas estratégias, o marketing digital possui 8P’s, que ajudam na implementação de qualquer ação no meio digital.
Conheça cada um deles:
P1 – Pesquisa
Sem ela, você não conhece o público, concorrência, mercado, etc.
P2 – Planejamento
Com ele você define estratégias, canais, mídias e como será a abordagem com o seu público-alvo.
P3 – Produção
Depois de planejar, você precisa executar todas as ideias, criando layouts, comprando mídias, escrevendo os textos, enfim, tudo o que envolve “colocar em prática sua ação”.
P4 – Publicação
Produzir apenas executa o seu planejamento. Por tanto, o marketing digital só existirá a partir da publicação de todas as criações.
Clique aqui e conheça os 7 pilares do Marketing Digital.
P5 – Promoção
Devido a grande concorrência e a convergência de mídias, promover o seu conteúdo significa garantir audiência e sucesso para a sua campanha.
P6 – Propagação
Um conteúdo bem feito se auto promove, através da viralização, compartilhamentos, comentários, em fim, interações dos usuários.
P7 – Personalização
Fale de maneira segmentada e direta com a sua audiência, assim, sua presença digital será notada, completa e trará muitos resultados positivos.
P8 – Precisão
Meça suas ações, otimize tudo a cada ciclo e maximize os seus resultados com tudo o que foi aprendido.
Aplicações e Técnicas de Marketing Digital
O Marketing Digital é uma das maneiras mais econômicas e eficientes de promover o seu negócio. Por isso, eu separei um compilado com as principais aplicações e linkei com artigos aqui do blog, para você estudar a fundo e recapitular os seus conhecimentos sobre as principais técnicas ligadas ao marketing digital.
Lembre-se sempre da mensuração através de indicadores de desempenho eficientes.
Para você poder melhorar as suas campanhas de marketing digital, mensure tudo, veja o que dá e não dá certo para sua empresa e otimize o processo. Conheça 20 cases de marketing digital e tire lições de quem já errou e acertou antes de você.
Gostou do artigo? Que tal receber outras sacadas vencedoras através de nossa newsletter? Cadastre-se gratuitamente.
As informações me ajudaram muito, blog super bem esclarecido!!