Qual é o recurso mais importante do seu negócio? Pergunta difícil, né? Sua estrutura? Seu produto/serviço? Não, o recurso mais importante do seu negócio é o capital humano! Os seus colaboradores representam sua empresa em ação, então, invista em um plano de carreira atrativo e conquiste novos integrantes, além de reter muitos talentos para a sua empresa!
O que é um plano de carreira?
Ele é um plano de ação elaborado entre empresa e colaborador, em que o colaborador identifica o seu momento profissional atual e a empresa define as metas para ele subir de nível, além de disponibilizar ferramentas e situações para isso acontecer.
Resumindo, através de treinamentos, estudos, cursos e oportunidades de conhecer novas áreas, o colaborador melhora progressivamente o seu cargo. Entendeu?
Quantos treinees se tornam gerentes? Estagiários foram efetivados? Profissionais rasos cresceram até a diretoria?
Essas situações são muito positivas para a empresa, pois, é melhor formar um líder do que contratar outro profissional com vícios e virtudes provenientes de outras empresas.
Importância do Plano de Carreira
Até o final do século passado, era muito comum ouvir histórias de profissionais que faziam carreira dentro de uma só empresa. Estudavam, conquistavam o primeiro emprego, muitas vezes trilhavam o caminho dos pais, trabalhando muito, evoluindo, sendo promovido, até chegar o momento da aposentadoria.
Mas, as coisas mudaram, apenas a questão financeira não agrada nem retém talentos. Além disso, a qualidade de vida virou uma moeda de ouro na hora de escolher outro emprego, englobando quesitos como a distância da casa para o trabalho, horários flexíveis, benefícios, entre outros fatores.
E não é só isso, os jovens ficam desmotivados e entediados facilmente, mudando de emprego se não houver nenhuma expectativa de crescimento dentro da empresa.
Por isso, o plano de carreira é de suma importância para a sua equipe, pois ele tem o poder de motivar, melhorar o desempenho do funcionário, capacitar, formar líderes internos, proporcionar crescimento, entre outras vantagens.
Como criar um plano de carreira para a sua equipe?
O primeiro passo é: entender as possibilidades da empresa e os objetivos do funcionário.
Por exemplo, se você tem condição de dar aumentos salariais gradativos de acordo com o nível de produção, então essa será a premissa básica do plano de carreira.
Mas existem muitas outras vertentes como:
- Mudança de cargo
- Transferência de setor
- Conhecimento (cursos, treinamentos, universidade, etc)
- Transferência para o exterior
- Aumento dos benefícios
O segundo passo é: conhecer os pontos fortes e fracos dos colaboradores, para definir o que deve ser melhorado para atingir o objetivo.
Por exemplo, caso os seus colaboradores estejam produzindo pouco, vendendo menos e deixando o ambiente ocioso, proponha a eles um plano atrativo, que contribua com o crescimento profissional, alinhado a melhora da empresa.
O terceiro passo é: fazer acontecer.
Não basta cobrar o colaborador e prometer coisas que não vai conseguir cumprir. É preciso incentivar a mudança de comportamento e desenvolver as habilidades, com o intuito de prepará-lo positivamente para crescer na empresa.
O não cumprimento de promessas causa um malefício enorme na relação entre colaboradores e a empresa. Se os funcionários se sentirem traídos não trabalharão para atingir os resultados esperados, prejudicando a produtividade do seu negócio. Por isso é muito importante que as perspectivas apresentadas aos colaboradores sejam muito bem pensadas e preparadas.
Qual foi sua experiência com plano de carreira? Você participou de algum? Já implementou em seu negócio? Comece aos poucos, evolua gradativamente e deixe o ambiente da sua empresa sempre saudável!
Aproveite outras dicas como essa assinando a newsletter do Ignição Digital gratuitamente!