Quando o seu negócio começa crescer, as demandas aumentam e fica praticamente impossível seguir com o negócio sem contratar mais funcionários. No entanto, esse pode ser um verdadeiro pesadelo para os empreendedores iniciantes, que não tem experiência com contratações. Afinal, é preciso avaliar diferentes perfis e buscar pessoas com a postura profissional mais adequada à sua empresa é um verdadeiro desafio.
Neste âmbito, uma das principais dúvidas dos empreendedores sobre contratação e gestão dos funcionários é descobrir como avaliar o perfil comportamental de cada um dos candidatos e o que exigir na sua postura profissional.
Por isso separei algumas dicas fundamentais para que o empreendedor possa avaliar e direcionar seus funcionários de maneira correta.
Postura profissional: como avaliar?
O papel da entrevista de emprego, e das avaliações periódicas de desempenho, é verificar dois aspectos do papel de um profissional: suas habilidades técnicas e sua postura. É muito importante analisar estas duas facetas, pois elas são igualmente responsáveis pelos resultados gerados por uma empresa.
As habilidades técnicas do colaborador influenciam na sua capacidade de produção e na resolução de problemas específicos de sua função. Já a postura profissional é o aspecto que vai afetar diretamente a convivência da equipe, as impressões passadas aos clientes e fornecedores (caso a pessoa tenha contato com eles) e o clima organizacional dentro da sua empresa.
Por isso é fundamental que o empreendedor pense na sua cultura organizacional. Ter aspectos como a missão, visão e valores do negócio bem definidos, ajudará a encontrar e direcionar a ação e a postura dos funcionários em momentos-chave.
Aspectos de uma boa postura profissional
Empresas preocupadas em manter um bom clima organizacional devem prestar atenção especial à postura dos profissionais, sobretudo àqueles que têm contato direto com clientes e fornecedores.
Por isso, é necessário criar um código de conduta que esteja de acordo com as políticas da sua empresa e divulgá-lo aos seus colaboradores.
Alguns aspectos, contudo, são fundamentais para o bom andamento no cotidiano de qualquer negócio, são eles:
Bom relacionamento: é muito importante que os colaboradores saibam conviver pacífica e respeitosamente entre si, independentemente da área de atuação ou grau na hierarquia do negócio.
Compromisso: dedicação ao bom cumprimento de todas as tarefas e respeito aos prazos são duas características fundamentais. Muitos negócios digitais não necessita, enquadrar suas atividades em um determinado horário, mas se este for o caso do seu negócio também é importante avaliar a pontualidade em relação aos horários.
Adequação: outro aspecto que faz diferença na impressão que clientes e fornecedores têm sobre a sua empresa é a adequação dos funcionários às posturas, linguagem e até mesmo dress code. Deste modo é fundamental observar o que faz sentido no ambiente do seu negócio, por exemplo, empresa mais tradicional terá um código diferente de uma agência de publicidade ou de uma franquia, por exemplo.
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Muito bom! Um livro interessante sobre o assunto é o monge e o executivo. :)