Outplacement é uma ferramenta de gestão que visa auxiliar os funcionários dispensados a encontrar uma nova colocação profissional. Criado na década de 1960 o conceito é baseado no benefício mútuo para a empresa que está demitindo e para o funcionário dispensado.
Quando a empresa presta assessoria no desligamento de funcionário, reforça a sua imagem positiva e exerce a sua responsabilidade social, criando uma nova perspectiva para o colaborador desligado.
Todo o desgaste gerado por uma demissão também é amenizado dentro da empresa, já que o RH precisa planejar todo o processo para dar orientações corretas ao funcionário, além de esquematizar a substituição desse colaborador, evitando assim buracos nas equipes onde acontecem os desligamentos.
Como acontece o outplacement?
O outplacement começa muito antes do colaborador ter a notícia que será dispensado do seu posto atual de trabalho. Assim que a empresa decide que um funcionário precisa ser desligado começa o processo de planejamento. O perfil do profissional é analisado, são procuradas as melhores orientações para cada caso e também é decidido como será feito o desligamento.
Após esta primeira etapa, o colaborador é desligado e recebe um acompanhamento por parte do setor responsável. Ele é orientado a realizar testes e cursos para diagnosticar e sanar as suas deficiências.
O acolhimento emocional também faz parte do processo e tem como objetivo minimizar os problemas causados durante um período de desemprego. Trabalhando o emocional do colaborador de forma a ajudá-lo a manter a motivação para procurar uma nova colocação profissional em outra empresa.
Dar orientação sobre as diversas etapas da recolocação profissional é outra etapa importante deste processo. Com a consultoria de outplacement o colaborador desligado aprenderá como criar seu currículo, como utilizar a sua rede de contatos para conquistar novos postos de trabalho e também como aproveitar o período entre empregos para aprimorar as suas próprias habilidades e competências.
Qual o papel do outplacement em uma empresa?
Quando uma empresa busca implementar um processo de outplacement em suas políticas acaba contando com algumas vantagens, como a melhora na confiança dos funcionários, que sabem que não ficarão desamparados mesmo que sejam dispensados da empresa futuramente.
Outro benefício é o reforço positivo na imagem da empresa, que exerce a sua função social e entra no radar das preferidas para se trabalhar. Todo este processo ajuda a criar uma cultura de segurança e confiança, melhorando o clima organizacional.
Gostou dessas dicas? Então aproveite para assinar a newsletter do Ignição Digital.