Existem Diferenças Entre Chefe e Líder? Entenda os Dois Termos

aprenda a diferença entre ser chefe e líder de uma equipe

Quando falamos sobre o mundo corporativo, é comum ouvir dizer que existem diferenças entre chefe e líder e que isso influencia no desempenho das equipes, não é mesmo?

O senso comum diz que não é difícil ser chefe — basta dar ordens e cobrar resultados – enquanto a liderança é uma tarefa mais complexa, que envolve o engajamento e a motivação da equipe subordinada. Porém, será que é isso tudo mesmo?  

Neste artigo você vai aprender:

  • – as diferenças entre chefe e líder;
  • – chefe e líder: em que momento exercer cada papel;
  • – como superar a diferença entre chefe e líder.

As diferenças entre chefe e líder

Entender as diferenças entre chefe e líder é primordial dentro de uma organização. Veja:

São atribuídas aos chefes algumas características rígidas e centralizadoras. São exemplos:

  • – delegar funções arbitrariamente;
  • – exercer o poder de forma autoritária;
  • – foca mais nos processos do que nas pessoas;
  • – não incentiva seus colaboradores;
  • – cobrar resultados;
  • – verificar as falhas dos subordinados;
  • – dar ordens e controlar, com firmeza, as atividades e comportamentos dos funcionários.

Já o líder é visto como uma figura democrática, que:

  • – participa da organização das tarefas junto com a equipe;
  • – motiva os colaboradores;
  • – sabe ouvir e admite seus erros;
  • – presta atenção nos colaboradores e é capaz de identificar os seus pontos fortes;
  • – são respeitosos com os colaboradores;
  • – é focado na solução dos problemas.

Este, em vez de procurar um culpado para punir, ele está sempre de olho na forma ideal de resolver situações, a fim de ensinar o grupo a atuar de forma assertiva. Essas são as principais diferenças entre chefe e líder.

Chefe e líder: em que momento exercer cada papel?

Existe Diferença Entre Chefe e Líder? Entenda os Dois Termos

Quando ouvimos falar das principais diferenças entre chefe e líder, é comum escutarmos frases como:

  • – “o chefe cobra resultados, o líder motiva a equipe“;
  • – “o chefe diz: você faz, o líder diz: nós fazemos”;
  • – “o chefe delega de forma arbitrária, o líder é democrático”.

As características apontadas como intrínsecas ao papel de chefe são associadas com maus líderes e fazem com que as pessoas as liguem esse tipo de posição à uma visão ultrapassada, determinando, para elas, o que é ser chefe.

No entanto, quem ocupa um cargo de comando sabe que, em determinados momentos, o exercício da liderança exige alguns comportamentos ligados à chefia. A questão é: como equilibrar?

A resposta mais óbvia é também a que mais se adequa ao problema: é preciso sentir o que a sua equipe necessita.

Quem se dispõe a liderar um grupo precisa ficar atento às necessidades dos seus comandados. Entender as diferenças entre chefe e líder é importante, mas nem tudo é preto no branco. O equilibro é fundamental e apenas com a prática e vivenciando situações diversas será possível se tornar o líder perfeito. 

Como superar a diferença entre chefe e líder?

Toda equipe precisa de motivação, isso é óbvio, mas, em alguns momentos a cobrança se faz necessária, inclusive para motivar.

O mesmo acontece com a delegação de tarefas. As urgências, muitas vezes, não podem ser debatidas. Cabe ao gestor decidir quem será o melhor profissional para executá-las naquele momento, por exemplo.

A firmeza e a liderança participativa podem andar de mãos dadas, desde que haja equilíbrio. Nem sempre será possível consultar todos os envolvidos antes de alterar um processo, por exemplo, mas é preciso estar aberto para voltar atrás nas decisões, caso perceba-se que algo não foi implementado da maneira ideal.

Atitudes que diferenciam um chefe de um líder

Algumas atitudes podem fazer a diferença no seu trabalho como um chefe que é um bom líder. Veja os exemplos:

  • – compreender o perfil de todos e de cada um — é fato que sua equipe, vista de uma forma geral, tem um perfil. Contudo, é indicado que você conheça os atributos de cada colaborador, a fim de compreender quais os pontos fracos e fortes de cada um, para ajudar a desenvolvê-los da melhor maneira possível;
  • – estar aberto a sugestões — seja um bom ouvinte e receba as opiniões de todos de maneira amigável. Escute e, caso elas façam sentido, veja o que pode ser feito para se desenvolver em cada ponto;
  • – dar feedbacks e acompanhar resultados — faça um acompanhamento mais próximo dos seus funcionário, dando feedbacks e seguindo lado a lado para garantir que uma melhora contínua;
  • – parabenizar por conquistas — não seja o tipo de chefe que só passa algum feedback quando existe pontos a serem superados. Aprenda a parabenizar por atitudes positivas;
  • – dê exemplos — seja o primeiro a agir de acordo com a visão, missão e valores da empresa.

Conclusão

Agora que você sabe um pouco mais sobre as diferenças entre chefe e lider, bem como quais são as características da boa liderança, ficará muito mais fácil aplicar isso em seu dia a dia e em sua trajetório profissional

Faça uma autoavaliação, veja se você é líder ou chefe e o que pode fazer para melhorar sua atuação. Aqui, você aprendeu o que caracteriza o chefe e o líder, além de entender como as atitudes de cada um podem ser aplicadas no dia a dia.

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5 thoughts on “Existem Diferenças Entre Chefe e Líder? Entenda os Dois Termos”

  1. Sou supervisor de um hospital, e tenho sob minha liderança 35 pessoas. Tento ser um líder democrático e justo. Tenho problemas de comportamentos e posturas, mas consigo liderar minha equipe com profissionalismo. Lidar com o ser humano não é fácil, mas dá pra fazer.

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