O que é Rapport? Como Criar Esta Relação Com Meus Clientes?

O que é rapport? Aprenda a implementar na relação com os seus clientes!

Você já ouviu falar em rapport?

O rapport é feito diariamente quando, por exemplo, a conversa entre velhos amigos flui naturalmente ou até mesmo em família, na qual todos se respeitam e se entendem nos diálogos.

Quer saber mais? Aprenda a criar esta relação com os seus clientes e assim conquistar autoridade em seu mercado de atuação!

Afinal, o que é Rapport?

Segundo Anthony Robbins, autor do livro Poder sem Limites, a técnica de rapport nada mais é do que a “capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum […] É a essência da comunicação bem-sucedida”.

A palavra rapport é de origem francesa e significa harmonia, afinidade e concordância. É por isso que grandes marcas, com linguagens despojadas e humanizadas, exploraram o melhor de suas personas e garantem sucesso em sua comunicação.

Posso dizer então que Rapport consiste em evitar qualquer ruído entre o emissor e o receptor, além de adequar a mensagem enviada, a fim de obter um espelhamento e um entendimento potencializado.

Vantagens de usar Rapport

Usar rapport em seu relacionamento com o cliente garante inúmeras vantagens e benefícios, como:

  • Gerar confiança de maneira rápida e eficiente;
  • Facilidade de persuasão;
  • Personificação da linguagem;
  • Estabelece relacionamento, facilita fidelidade, entre muitas outras.

Como implementar rapport em minha relação com os clientes?

Para tornar esse artigo ainda mais didático, vou dividir a implementação de duas maneiras: a feita via comunicação digital e a presencial.

 Rapport Digital

Na internet, você deve analisar como o seu público-alvo se comunica, depois deve entender a linguagem e aplicar essas dicas abaixo:

  • Sempre que possível, utilize o nome da pessoa e mantenha uma linguagem pessoal, gerando confiança e empatia.
  • Sem fugir da comunicação da sua marca, escreva como o seu usuário escreve, utilizando até mesmo as abreviações que ele usa, suas gírias, emojis, etc.
  • Descubra os interesses em comum da sua empresa com o leitor e use essas informações a seu favor.

Dica extra: Aprenda a elaborar textos com a técnica copywriting!

Rapport presencial

Seja em reuniões, prospecções, momentos de venda, atendimentos ou recepções, ele pode agregar muito no relacionamento dos clientes. Veja algumas dicas práticas abaixo:

  • Se o seu cliente gesticula muito com os braços e mãos, se espelhe em seus movimentos, sem exagerar.
  • Mantenha a mesma tonalidade, ritmo e velocidade da conversa. Por exemplo, se o cliente fala alto e rápido, tente acompanhá-lo. Se ele fala baixo e lento, siga o mesmo ritmo.
  • Se a pessoa da ênfase para termos e palavras, identifique e use-os como palavras-chave no momento da persuasão.
  • Assim como os gestos corporais, tome como base os gestos faciais, como sorrisos, sobrancelhas, expressões, etc.

O rapport é simples e dinâmico, aprenda a aplicá-lo e potencialize sua comunicação! E se você quiser conhecer outras 28 técnicas de persuasão, baixe nosso e-book gratuitamente no campo destacado da página.

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