Você acha que empresas como Disney, Ford, Apple e Nike nasceram pelo simples motivo de gerar lucros? Não! Walt Disney, Henry Ford e vários outros empreendedores criaram os seus negócios com o objetivo de realizar sonhos e cumprir os seus propósitos de vida trabalhando! Eles fazem o que hoje chamamos de empreendedorismo criativo.
O empreendedorismo criativo é a arte de transformar ideias que em princípio parecem inalcançáveis em negócios lucrativos.
Como transformar grandes ideias em negócios de sucesso?
Seguindo a premissa clássica do empreendedorismo, seria muito simples eu responder para vocês “identifique uma grande oportunidade, realize um plano de negócios eficiente e implemente sua ideia para o público”.
A grosso modo esse é o caminho. Mas, para que o empreendedorismo seja uma fonte de realização é preciso que você encontre nesta oportunidade uma verdadeira paixão.
Comece analisando o mercado e identificando oportunidades, só assim sua mente começa a trabalhar de forma criativa para gerar valor a uma determinada parcela dos consumidores.
É importante que a sua ideia de negócio seja uma fonte de realização para você, mas que também sirva para resolver um problema real do seu público-alvo.
O passo seguinte é criar e alimentar uma base de fãs. A melhor maneira de fazer isso é criando conteúdo de qualidade e gerando relacionamento com as pessoas interessadas na sua área de negócio.
Após criar a sua base de relacionamento, chega a hora de definir um produto ou serviço que ajude o seu público a resolver um problema ou alcançar um objetivo. O empreendedor e o público precisam estar em plena sintonia, para que o sucesso seja apenas uma etapa natural do negócio.
Depois, estabeleça metas, posicione o seu produto e defina estratégias de vendas. Assim você saberá quanto e como vender para públicos específicos.
Algumas empresas constroem todo esse processo de forma intuitiva e rápida, outras demoram anos para chegar ao ponto ideal, isso vai depender das estratégias usadas para alavancar as vendas e do valor gerado para o consumidor. Quanto mais a sua ideia de empreendedorismo estiver alinhada com boas técnicas de marketing, mais rápido será o sucesso do lançamento do seu produto.
Lembre-se, criatividade não é um dom, ela pode ser treinada! E faça sempre o seu trabalho com amor e dedicação, que o sucesso chegará em breve!
Para receber outras sacadas sobre empreendedorismo, assine nossa newsletter gratuitamente no campo destacado desta página.