Liderança e Gestão de Pessoas: Como Construir uma Cultura Organizacional de Sucesso

liderança e gestão de pessoas

Para uma empresa ser sólida e consistente, ela deve manter a sua capacidade de gerar resultados mesmo que o cenário externo pareça pouco favorável. Para isso, existem dois fatores primordiais que devem ser trabalhados com muita atenção: liderança e gestão de pessoas. Veja como usar estes dois conceitos para maximizar os seus resultados construindo uma cultura organizacional de sucesso.

A importância da Cultura Organizacional no seu negócio

Em outro artigo eu mostro para você como a cultura organizacional é um fator decisivo no sucesso do seu negócio. Hoje vamos além, você vai aprender que ela, aliada a uma boa liderança e gestão de pessoas pode decidir o futuro de sua empresa.

Basicamente, a cultura organizacional é o que você não escreve nem coloca nas paredes. Ela é o conjunto de valores, objetivos e ambições, que definem como todos da empresa devem agir em prol do resultado final.

Mas como motivar outras pessoas a seguir o seu sonho? Realizar os seus feitos? Trabalhar pelo objetivo do seu negócio? Simples, com liderança e gestão de pessoas.

Liderança democrática: coloque todos no mesmo patamar dentro da empresa e garanta resultados

Um dos segredos para construir uma cultura organizacional de sucesso dentro do seu negócio é adotar a postura de liderança democrática.

Vários estudos comprovam que em um ambiente onde todos participam da mesma forma, e tem voz ativa com o mesmo peso, o engajamento sobe, a motivação cresce e o trabalho rende muito mais.

Para ser um líder democrático você deve interagir e ajudar todos dentro da empresa, da mesma forma, independente da hierarquia. Além disso, o respeito e a humildade devem ser os seus dogmas, se preocupando com o trabalho de todos, não apenas com os resultados.

Incentive, mostre como se faz, motive e cobre resultados de forma justa e igual para todos, seja da diretoria, comercial, limpeza ou RH.

Se você tratar os colaboradores de maneira diferente, sua cultura organizacional irá por água abaixo, além disso sua liderança perde o senso de respeito e os seus resultados começam a cair.

Gestão de pessoas: o segredo da cultura organizacional na prática

Implementar uma cultura é relativamente fácil. Estimular os colaboradores a praticarem ela no dia a dia é o verdadeiro desafio. Por isso a gestão de pessoas é fundamental para criar um bom clima no ambiente de trabalho, além de estimular a evolução dos colaboradores.

Garanta a motivação e o alto desempenho de todos, para isso acesse o nosso artigo e aprenda a fazer a gestão de pessoas em sua empresa.

Gostou das nossas sacadas? Implemente em seu negócio e veja os resultados!

Cadastre o seu e-mail gratuitamente e receba mais dicas de empreendedorismo em nossa newsletter!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Pela primeira vez na história, Erico Rocha e Leandro Ladeira criaram a oferta mais surreal da Black Friday. Não fique de fora dessa, preencha o formulário para saber mais sobre a oferta.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

One thought on “Liderança e Gestão de Pessoas: Como Construir uma Cultura Organizacional de Sucesso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *