Uma empresa sem planejamento é como uma viagem sem destino. Você pode chegar em algum lugar? Sim! Mas gastará tempo e dinheiro além do necessário. Portanto, não se perca no caminho do empreendedorismo e conheça os principais tipos de planejamento empresarial.
Planejamento estratégico
Em outro artigo eu mostro para os leitores do Ignição Digital a importância de todos os tipos planejamento empresarial. Agora vou começar apresentando o planejamento estratégico.
O seu nome é autoexplicativo, pois ele visa implementar estratégias de longo prazo na empresa. Para começar a implementação o empreendedor precisa responder as seguintes questões: para onde quero ir? Como vou chegar lá?
Por isso, eu usei a analogia da viagem sem destino, pois sem metas e objetivos nenhuma empresa tem potencial de crescimento.
Ao destrinchar destinos e caminhos é necessário pesquisar sobre o mercado. Ao reunir essas informações e estudar como aproveitá-las, a gestão da empresa consegue estabelecer missão, visão e valores, além de posicionar os colaboradores na cultura organizacional do negócio.
Uma parte essencial do planejamento estratégico é avaliar o ambiente interno. Por isso, identifique forças, fraquezas, oportunidades e ameaças com análises SWOT.
Sacada matadora para um bom planejamento estratégico: apesar de sua aplicação ser de longo prazo, você precisa acompanhar tendências do mercado e mudar as estratégias sempre que necessário.
Planejamento tático
O planejamento tático é responsável por fazer o meio de campo entre o planejamento estratégico e o operacional.
Nessa fase é necessário interpretar todo o planejamento estratégico e dar caminhos para que cada área da empresa consiga desempenhar sua função e atingir as metas e objetivos gerais.
Desse modo, o planejamento tático faz com que cada setor entenda sua função na empresa e busque soluções para maximizar os resultados em médio prazo.
Planejamento operacional
Dos três tipos de planejamento empresarial, o operacional é o único que foca as ações de curto prazo, geralmente em períodos de 3 a 6 meses.
Ele serve para mensurar os métodos e as pessoas envolvidas em cada tarefa, além da aquisição de recursos necessários para que a tarefa seja colocada em prática.
Algumas perguntas a serem respondidas nessa fase é:
Quem será o responsável?
Qual é o prazo?
Como será o processo?
Quais são os recursos para essa função?
Dica infalível para maximizar o seu planejamento operacional: implemente a gestão de pessoas por competências.
Gostou desse artigo? Receba mais sacadas sobre planejamento empresarial assinando a newsletter no campo destacado da página.