Você gostaria de proteger seu negócio contra crises e problemas? Aumentar a assertividade e diminuir o retrabalho? Economizar recursos e maximizar a lucratividade? Recentemente eu escrevi para você sobre a importância do planejamento, e hoje você vai aprender de maneira definitiva como fazer um planejamento empresarial para o seu negócio.
Comece com Gestão de Pessoas
De acordo com William Sahlman, professor da Havard Business School, além de metas, projeções e números, uma parte essencial do planejamento empresarial é a gestão de pessoas.
O bem mais precioso da sua empresa é o capital humano, pois são os colaboradores que fazem as metas serem alcançadas. Independentemente dos objetivos, uma equipe mal gerida não fica engajada e tampouco sai do lugar.
O primeiro passo de como fazer um planejamento empresarial é conhecer muito bem cada um dos indivíduos e seus potenciais. Você pode maximizar os resultados investindo em gestão de pessoas e coaching e delegando funções através da gestão de pessoas por competências.
Avalie o mercado
Para os líderes das empresas tomarem decisões de maneira estratégica, com embasamento e segurança, é muito importante realizar pesquisas mercadológicas. Dessa maneira, todas as ações da empresa serão calculadas de acordo com dados reais e terão mais chances de dar certo.
Para facilitar essa parte do planejamento empresarial responda questões como:
Em que fase do negócio eu preciso adquirir materiais e pessoas?
Quando e quanto eles devem ser pagos?
Qual é o prazo para eu conquistar um cliente?
Quanto tempo demora para esse cliente me pagar?
Qual é o capital total que eu preciso investir?
Conheça a concorrência
Ao estudar o mercado você conhece indiretamente a concorrência, mas isso não basta. É necessário conhecer a fundo os seus concorrentes e identificar pontos como:
- Forças e fraquezas;
- Quais recursos eles controlam;
- Participação de mercado;
- Como se portam com um novo concorrente;
- Posicionamento de mercado e comunicação.
Concorrência x oportunidades
Ao obter dados sobre mercado e concorrência você consegue identificar com mais propriedade oportunidades para sua empresa.
Realize uma análise SWOT e avalie pontos como a economia da região, melhor época para começar o negócio, sazonalidade, entre muitos outros. O objetivo dessa análise é obter respostas de como você pode influenciar positivamente o sucesso do seu negócio.
Gerencie os riscos
O último passo do planejamento empresarial é o gerenciamento de riscos. Você já avaliou todos vários fatores e identificou oportunidades, agora é preciso analisar os riscos de cada uma das estratégias pensadas.
Você deve antecipar problemas e ter planos de ação contra várias situações, como: resposta agressiva da concorrência, falta de matéria prima, perda de clientes, novos concorrentes, entre outros.
Resumindo, as quatro colunas que sustentam o seu planejamento empresarial são gestão de pessoas, avaliação de mercado, concorrência e gerenciamento de riscos. Conhecendo e controlando esses fatores as chances do seu planejamento dar certo é muito grande.
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