Ao fazer o planejamento empresarial você identifica alguns pilares que sustentam todas as ações do negócio, mas existe um alicerce que faz os seus pilares terem forças para sua empresa crescer: o orçamento. Entenda como orçamento e planejamento empresarial estão ligados e como um depende do outro para sua empresa ser um sucesso.
Por que o orçamento é a ferramenta essencial para o planejamento empresarial
Tratando-se de alicerces e pilares, imagine começar a construção de uma casa sem saber se o seu capital será suficiente para a conclusão? Arriscado, não é?
O orçamento representa os números do seu planejamento empresarial, seja na fase estratégica, tática ou operacional. Um orçamento completo permite que todas as ações sejam calculadas, para que você avalie o poder aquisitivo da empresa com o objetivo de tornar metas em realidade.
Através do orçamento é possível estabelecer as metas, objetivos, meios e caminhos de onde a empresa quer chegar. Aprenda como fazer um orçamento justo e sem prejuízos para sua empresa.
Composição do orçamento empresarial
De forma resumida, o orçamento empresarial é uma previsão numérica futura da empresa, seja como um todo ou setorialmente. Mas um grande diferencial é avaliar dados do passado, seja da empresa, mercado ou concorrência, para embasar os seus cálculos. Geralmente o orçamento empresarial é composto por:
Projeção de venda: quanto a empresa gastará e faturará em cada um dos seus produtos e canais de vendas.
Dedução de venda e variáveis: gastos com fretes, comissões, impostos e outras taxas deduzidas do faturamento total de venda.
Custo de produção: referentes aos materiais e execução de produtos e serviços.
Recursos humanos: gestão do capital humano envolvido em todos os processos da empresa.
Recursos administrativos: pagamento de todos os recursos que mantêm a empresa, seja aluguel, internet, água, segurança, etc.
Investimentos: esse é um dos itens mais importantes, pois resulta na possibilidade de crescimento da empresa, seja na aquisição de matéria-prima, contratação de novos profissionais, novos equipamentos e qualquer outro destino ao dinheiro que resulte em melhorias para o seu negócio.
Dica matadora: use relatórios que avaliem a efetividade do seu orçamento
Além dos orçamentos setoriais citados acima, você precisa elaborar relatórios que avaliem o sucesso do seu orçamento e planejamento empresarial geral da empresa.
Por exemplo o DRE – Demonstrativo de Resultados por Exercício, que avalia ganhos e despesas, além de lucros e prejuízos de períodos segmentados.
Outras duas opções de relatórios é o famoso Balanço Patrimonial, que indica as taxas de crescimento de patrimônio da empresa, além do Demonstrativo de Fluxo de Caixa, em que você controla a entrada e saída de dinheiro.
A importância de acompanhar o seu orçamento mensal
Tratando-se de empreendedorismo, você não pode esperar o período estabelecido do seu orçamento e planejamento empresarial acabar para avaliar os resultados.
Você precisa de prévias mensais para descobrir se as metas estipuladas estão sendo alcançadas. Isso garante que sua empresa siga o caminho certo em busca das metas, e caso algo dê errado, você poderá corrigir tudo mês a mês.
Para facilitar o seu orçamento e planejamento empresarial aprenda a fazer uma planilha de custos e organizar os seus cálculos.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais e assine a newsletter do Ignição para receber mais sacadas como essa.